Porque os cavalos de Faraó, com os seus carros e com os seus cavalarianos, entraram no mar, e o SENHOR fez tornar sobre eles as águas do mar; mas os filhos de Israel passaram a pé enxuto pelo meio do mar. Êxodo 15:19

O cântico de Moisés (v.1-19):

Em Êxodo 15, após a travessia do Mar Vermelho, Moisés e os israelitas louvam ao SENHOR: “Cantarei ao SENHOR, porque gloriosamente triunfou; lançou no mar cavalos e cavaleiros. O Senhor é a minha força, e o meu cântico; ele me foi por salvação; este é o meu Deus, portanto lhe farei uma habitação; ele é o Deus de meu pai, por isso o exaltarei”.

“O Senhor é homem de guerra; lançou no mar os carros de Faraó e o seu exército; e afogaram-se no Mar Vermelho, desceram às profundezas como pedra”.

“A tua destra tem despedaçado o inimigo; derrubaste aos que se levantaram contra ti; enviaste o teu furor, que os consumiu. E com o sopro de tuas narinas amontoaram-se as águas, as correntes pararam como montão”.

“Estendeste a tua mão direita; a terra os tragou. Tu guiaste a este povo, que salvaste; com a tua força o levaste à habitação da tua santidade. Os povos o ouviram, e estremeceram, os habitantes da Filístia ficaram agoniados, os príncipes de Edom se pasmaram; os moabitas tremeram; os cananitas derreteram-se. Espanto e pavor caiu sobre eles; pela grandeza do teu braço emudeceram como pedra; até que o teu povo houvesse passado, ó Senhor.”

“O Senhor reinará eterna e perpetuamente; os cavalos de Faraó, os carros e cavaleiros, entraram no mar, e o Senhor fez tornar as águas do mar sobre eles; mas os filhos de Israel passaram em seco pelo meio do mar”.

São três estrofes, iniciando com louvor a Deus, e terminando com uma descrição da derrota do exército egípcio. Moisés ainda profetizou de nações que tremeriam ao saber do acontecido

Antífona de Miriã e das mulheres (v.20-21):

Então Miriã, a profetisa, tomou o tamboril na sua mão, e todas as mulheres saíram atrás dela com tamboris e com danças. E Miriã lhes respondia: “Cantai ao Senhor, porque gloriosamente triunfou; e lançou no mar o cavalo com o seu cavaleiro”.

Miriã, irmã mais velha de Moisés e profetiza, foi honrada por ser a primeira mulher mencionada na Bíblia com esse título. 

As águas amargas tornam-se doces (v.22-27):

Após caminharem três dias, para o deserto de Sur, não acharam água. Em Mara (amarga), não puderam beber das águas amargas. Então murmuraram contra Moisés: “Que havemos de beber?”  Deus os estava provando. Moisés clamou ao Senhor, que lhe mostrou uma árvore, que Moisés lançou nas águas e elas se tornaram doces”. 

Deus lhes deu uma ordenança: “Se ouvires atento a voz do Senhor teu Deus, e fizeres o que é reto diante de seus olhos, e inclinares os teus ouvidos aos seus mandamentos, e guardares todos os seus estatutos, nenhuma das enfermidades porei sobre ti, que pus sobre o Egito; porque eu sou o Senhor que te sara”. Então foram a Elim, onde havia 12 fontes de água e 70 palmeiras; e ali acamparam.

O cântico de Moisés após a travessia do Mar Vermelho forneceu à igreja de Deus um padrão para o louvor em todas as situações de conflito com os poderes das trevas (Patriarcas e Profetas – EGWhite). Esse cântico será entoado novamente, com o Cântico do Cordeiro, por heróis da fé diante do “mar de vidro”, vitoriosos sobre a besta e sua imagem (Apocalipse 15:3).
Eram provas que Deus fazia ao Seu povo para ver até onde eles eram gratos pelos cuidados divinos, e também com o intuito de prepará-los para o que viria a frente, para que pudessem conquistar a terra prometida. Deus também nos prova para preparar-nos para a Canaã celeste. Muito oportuno o recado de Deus para o Seu povo: “Ouvir atento… fizer o que é reto… dar ouvido aos Seus mandamento, e guardar todos os seus estatutos, nenhuma enfermidade virá sobre ti”.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA