Disse Moisés: Não temais; aquietai-vos e vede o livramento do Senhor que, hoje, vos fará; porque os egípcios, que hoje vedes, nunca mais os tornareis a ver. O Senhor pelejará por vós, e vós vos calareis.        Êxodo 14:13-14

Em Êxodo 14,  quando o povo já estava a caminho da Terra Prometida, mais uma vez, o coração de faraó se endurece e sai em perseguição, com seu exército, ao povo de Deus.

1- Perseguição de Israel (v.1-14):

Deus orientou Moisés para que acampassem diante de Pi-Hairote, junto ao mar. O avisou também que Faraó os perseguiria, e o nome do Senhor seria exaltado. Faraó ficou sabendo que o povo fugia, mudou-se o seu coração pois viram que estavam perdendo a mão de obra barata que tinham. Aprontou seu carro, e tomou seiscentos carros e seu exército e os perseguiram, e alcançaram-nos acampados junto ao mar.

Quando os filhos de Israel viram a aproximação dos egípcios, temeram muito e clamaram ao Senhor, e reclamaram com Moisés: “Não havia sepulcros no Egito, para nos tirar de lá, para que morramos neste deserto? Por que nos fizeste isto, fazendo-nos sair do Egito?” Ao primeiro impasse, já se voltaram contra Moisés e reclamaram a Deus. Moisés, porém, disse: “Não temais; estai quietos, e vede o livramento do Senhor, que hoje vos fará”.

2- A passagem pelo meio do mar (v.15-25):

Então disse o Senhor a Moisés: “Por que clamas a mim? Dize aos filhos de Israel que marchem. Levanta a tua vara, e estende a tua mão sobre o mar, e fende-o, para que os filhos de Israel passem pelo meio do mar em seco”. O anjo de Deus e a coluna de nuvem, que ia diante do exército de Israel, se retirou, e ia atrás deles. Ela era trevas para os egípcios, e para o povo de Deus, clareava a noite; e em toda a noite não se aproximou um do outro.

Então Moisés estendeu a sua mão sobre o mar, e o Senhor fez retirar o mar por um forte vento oriental toda aquela noite; e o mar tornou-se em seco, e as águas foram partidas. E os filhos de Israel entraram pelo meio do mar em seco, com uma parede de água de cada lado. E os egípcios os seguiram, e entraram atrás deles todos os cavalos de Faraó, os seus carros e os seus cavaleiros, até ao meio do mar.

Mas, pouco antes do amanhecer, o Senhor alvoroçou o campo dos egípcios.
E tirou-lhes as rodas dos seus carros, e dificultosamente os governavam. Então disseram: “Fujamos da face de Israel, porque o Senhor por eles peleja contra os egípcios”. Deus mandou Moisés estender novamente a mão sobre o mar, para que as águas tornem sobre os egípcios. Moisés estendeu a mão sobre o mar, e o mar retornou a sua força, e o Senhor derrubou os egípcios no meio do mar, nenhum deles ficou.

Assim o Senhor salvou Israel naquele dia da mão dos egípcios; e Israel viu os egípcios mortos na praia do mar. E viu Israel a grande mão que o Senhor mostrara aos egípcios; e temeu o povo ao Senhor, e creu no Senhor e em Moisés, seu servo.

É maravilhoso ver a atuação de Deus ao redor de Seus filhos. Este é um dos mais lindos capítulos da Bíblia. Além do que já vimos até agora, Deus enfrenta o exército egípcio, e o povo só precisa marchar para o livramento. Deus se encarrega de cada detalhe. 
Quando não temos os olhos fixos em tudo aquilo que o Senhor tem feito em nossa vida, esquecemos os grandes feitos do Senhor. Quando parece que não tem mais saida, Deus já preparou uma nova alternativa para aqueles que confiam nEle. Deus atuando, tudo é possivel, até caminhar a seco no meio do mar, protegido por muros de água. Mesmo que não enxerguemos nenhuma saída para nós, depositemos toda a nossa confiança no Deus Todo Poderoso.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA