Mas o sétimo dia é o sábado dedicado ao Senhor, o teu Deus. Nesse dia não farás trabalho algum, nem tu, nem teus filhos ou filhas, nem teus servos ou servas, nem teus animais, nem os estrangeiros que morarem em tuas cidades.          Êxodo 20:10, NVI

quarto mandamento do Decálogo (Êx 20:8-11) separa o sétimo dia da semana para ser o santo sábado do Senhor e define o limite pessoal e social de sua observância. Nós e nossa casa devemos guardar o sábado segundo a ordem divina. Ao mencionar de maneira específica também nossos servos, animais e os estrangeiros que estão conosco, o mandamento indica que todos que trabalham para nós devem ter permissão para observar o sétimo dia.

Esse princípio foi levado em conta com muita seriedade na conferência de adventistas observadores do sábado que ocorreu em um fim de semana na casa de Jesse Thompson, em Ballston, estado de Nova York. O encontro começou na sexta-feira, 12 de março de 1852. Na ocasião, os participantes votaram por unanimidade a compra de um prelo manual para imprimir a Advent Review and Sabbath Herald (Revista Adventista e Arauto do Sábado), normalmente chamada de Review, o periódico oficial da igreja. O principal motivo para essa decisão foi evitar que a publicação defensora do sábado talvez fosse impressa durante as horas sabáticas em publicadoras não adventistas.

Evidentemente é fácil trocar as preocupações válidas por obsessões legalistas e começar a codificar regras para a observância do sábado, assim como os rabinos judeus fizeram durante o final do período intertestamentário. Jesus chegou a advertir contra inserir nas Escrituras aquilo que Seus ensinos não sugerem, invalidando a Palavra de Deus por nossa tradição (Mt 15:3-13). No entanto, a tendência mais comum é ignorar o verdadeiro significado do sétimo dia e negligenciar os amplos desdobramentos de sua observância.

Devemos demonstrar a mesma preocupação dos pioneiros adventistas pela guarda consistente do sábado. Você identifica alguma área específica na qual poderia melhorar a esse respeito? Talvez as reformas sabáticas instituídas por Neemias em Jerusalém no período pós-exílico (Ne 13:15-22) possam motivar cada membro de sua família, inclusive os filhos, a fazer a própria parte a fim de facilitar a observância do sétimo dia em seu círculo familiar. Em casa ou em qualquer outro lugar, sempre devemos guardar o sábado, o templo santo e abençoado de Deus no tempo.                                                                  – Alberto Timm, Um dia inesquecível, MM 2018

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA