Jacó gerou Judá, que gerou Perez, que gerou Hzrom, que gerou Rão, que gerou Aminadabe, que gerou Naassom, que gerou Salmom, que gerou Boaz, que gerou Obede, que gerou Jessé, que gerou Davi.                 –  I Crônicas 2:1-15

Em II Crônicas 2, dando sequência as árvores genealógicas, temos os descendentes de Jacó e de Judá. Judá tomou esposa para Er, seu primogênito; e seu nome era Tamar. Er, porém, era perverso perante o SENHOR, pelo que o SENHOR o fez morrer (Gênesis 38:6-7). Judá, além dos 3 filhos que teve com sua esposa, também teve dois filhos com sua nora, Tamar; Perez e Zera. Da descendência de Perez, através de seu filho Hezrom, aparecem Boaz, Obede, Jessé e Davi. Jessé também teve duas filhas: Zeruia e Abigail, e Zeruia gerou a Abisai, Joabe e Asael que participaram das grandes batalhas de Davi, como seus comandantes. Abigail se casou com Jeter e teve um filho chamado Amasa, que foi general de Absalão (v.1-17).

Além de Er, que fez o que era mau aos olhos do SENHOR, e foi morto, também aparece na lista: Acã, o perturbador de Israel, que tomou para si despojos consagrados para o Senhor (se apossou de uma capa babilônica, 200 siclos de prata e 50 siclos de ouro), e escondeu na terra, no meio de sua tenda, e que fez com que o exército comandado por Josué, fosse derrotado por um exército bem inferior ao seu (Josué 7).  Também constam alguns homens que morreram sem ter gerado filhos: Selede, Jéter, Sesã, que teve apenas filhas. Era muito importante que os homens gerassem filhos para dar continuidade ao seu nome (v.18-55).

A genealogia é importante para que localizemos as descendências dos mais diferentes personagens bíblicos, bem como o relacionamento entre eles. São fatos que confirmam historicamente os relatos bíblicos. Deus tem o controle de tudo, e não esconde nenhum detalhe em Sua Palavra, tanto os bons, como os maus também. Não omite as terríveis consequências do pecado e as recompensas da retidão.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA