…É tempo de buscar ao Senhor, até que ele venha, e chova a justiça sobre vós. Oseias 10:12

Em Oseias 10, Israel é repreendido e ameaçado por sua impiedade e idolatria.

O julgamento do Senhor contra Israel:

Israel era como videira viçosa; cobria-se de frutos. Quanto mais produzia, mais altares construía; Quanto mais sua terra prosperava, mais enfeitava suas colunas sagradas (quanto mais eram abençoados, mais aumentava a apostasia do povo). O coração deles é enganoso, e agora devem carregar sua culpa. O Senhor demolirá os seus altares e destruirá suas colunas sagradas. Então eles dirão: “Não temos nenhum rei porque não reverenciamos o Senhor. Mas, mesmo que tivéssemos um rei, o que ele poderia fazer por nós?” Eles fazem muitas promessas, fazem juramentos e acordos falsos; por isso brotam as demandas como ervas venenosas num campo arado. (v.1-4)
O povo que mora em Samaria teme pelo ídolo em forma de bezerro de Bete-Áven (A casa do poder do mal). Seu povo pranteará por ele, como também os seus sacerdotes idólatras, que se regozijavam por seu esplendor; porque foi tirado deles e levado para o exílio. Sim, até ele será levado para a Assíria como tributo para o grande rei (a nação vencedora levava o deus da nação derrotada, para mostrar a vitória obtida). Efraim sofrerá humilhação; e Israel será envergonhado por causa do seu ídolo de madeira. Samaria e seu rei serão arrastados como um graveto nas águas. Os altares da impiedade, que foram os pecados de Israel, serão destruídos. Espinhos e ervas daninhas crescerão e cobrirão os seus altares. Então eles dirão aos montes: “Cubram-nos!”, e às colinas: “Caiam sobre nós!” (igual em Apocalipse 6:16-17). Desde os dias de Gibeá, você pecou, ó Israel, e permaneceu assim. Acaso a guerra não os alcançou em Gibeá por causa dos malfeitores? Quando eu quiser, os castigarei; nações serão reunidas contra eles para prendê-los por causa de seus muitos pecados. (v.5-10)
Efraim era bezerra treinada, gostava muito de trilhar; por isso colocarei o jugo sobre o seu belo pescoço. Conduzirei Efraim, Judá terá que arar, e Jacó (Israel) lavrar o solo endurecido. Semeiem a retidão para si, colham o fruto da lealdade, arem o solo endurecido de seu coração, pois é hora de buscar o Senhor, até que ele venha e faça chover justiça sobre vocês. Mas vocês plantaram a impiedade, colheram o mal e comeram o fruto do engano. Visto que vocês têm confiado na sua própria força e nos seus muitos guerreiros, o fragor da batalha se levantará contra vocês, de maneira que todas as suas fortalezas serão devastadas, como Salmã devastou Bete-Arbel no dia da batalha, quando mães foram pisadas e estraçalhadas junto com seus filhos. Assim acontecerá com você, ó Betel, porque a sua impiedade é grande. Quando amanhecer aquele dia, o rei de Israel será completamente destruído. (v.11-15)

Porque é tempo de buscar ao Senhor – Este é um apelo divino para uma reforma na vida, para o desenraizamentos das plantas daninhas do pecado, do mesmo modo que o agricultor faz o arado correr ao longo do campo inculto e sulca o solo para prepará-lo para a semeadura. Israel é instado a se voltar para o Senhor com sinceridade de coração. Isso indica que a porta da misericórdia  ainda estava aberta para o arrependimento possível por parte de Israel. Mas isso não ocorreu.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA