Portanto, siga os passos dos bons e permaneça nos caminhos dos justos. Pois os retos viverão na terra, e os íntegros nela permanecerão. Provérbios 2:20-21

Em Provérbios 2, a sabedoria promete piedade a seus filhos, proteção em relação à presença dos maus e orientação nos bons caminhos.

  1. Priorizando a sabedoria (v.1-11):
  • Filho meu, se aceitares as minhas palavras, e esconderes contigo os meus mandamentos a vida inteira, para fazeres o teu ouvido atento à sabedoria; e inclinares o teu coração ao entendimento; se clamares por conhecimento, e por inteligência alçares a tua voz, se como a prata a buscares e como a tesouros escondidos a procurares, então entenderás o temor do Senhor, e acharás o conhecimento de Deus;
  • Porque o Senhor dá a sabedoria de graça; da sua boca é que vem o conhecimento e o entendimento. Ele reserva a verdadeira sabedoria para os retos. Escudo é para os que caminham na sinceridade, para que guardem as veredas do juízo. Ele preservará o caminho dos seus santos dos que vivem honestamente. Então entenderás a justiça, o juízo, a equidade e todas as boas veredas.
  • Pois quando a sabedoria entrar no teu coração,e for a sua melhor amiga,  e o conhecimento for agradável à tua alma, o bom senso te guardará e a inteligência te conservará.

2. Proteção contra os maus (v.12-19):

  • A sabedoria o livrará do mau caminho, e do homem que fala coisas perversas; dos que deixam as veredas da retidão, para andarem pelos caminhos escusos; que se alegram de fazer mal, e folgam com as perversidades dos maus, cujas veredas são tortuosas e que se desviam nos seus caminhos;
  • A sabedoria o livrará da mulher imoral, que lisonjeia com suas palavras sedutoras. Ela é infiel ao seu marido, deixa o companheiro da sua mocidade e se esquece, faz pouco caso da aliança que fez diante de Deus; porque a sua casa se inclina para a morte, e as suas veredas para os mortos. Todos os que se dirigem a ela não voltarão e não atinarão com as veredas da vida.

3. Orientação nos bons caminhos (v.20-22):

  • Portanto, siga os passos dos bons, e permaneça nos caminhos dos justos. Porque os retos habitarão a terra, e os íntegros permanecerão nela. Os perversos, porém, serão eliminados da terra, e os desleais, arrancados dela.

O sábio resume o propósito do conselho. Os israelitas amavam a terra prometida, mas o afastamento contínuo do caminho do bem levou à morte súbita de muitos e ao triste exílio de outros. A obediência à voz da sabedoria não traz apenas o bem no presente, mas também leva à vida eterna na bela nova terra. A negligência ao estudo da Palavra de Deus traz problemas nesta vida e resulta na perda da nova terra. Isso vale para todos os que continuam a pecar.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA