Ora, naqueles dias, multiplicando-se o número dos discípulos, houve murmuração dos helenistas contra os hebreus. Atos 6:1

Alcançar o mundo parecia um desafio impossível para os cristãos. No início da igreja apostólica, havia um cristão para 1,5 milhão de habitantes do mundo. Porém, o Pentecostes começou a mudar essa história. Foram 3 mil novos fiéis (At 2:41) e, em pouco tempo, já eram 5 mil pessoas (At 4:4). Não parou por aí, pois o livro de Atos registra que “crescia mais e mais a multidão de crentes” (At 5:14) e “se multiplicava o número de discípulos” (At 6:7). O inimigo não ficou satisfeito com esse crescimento, e os desafios logo começaram a aparecer.

Em Atos 6, a igreja teve que resolver seu primeiro grande problema: a tensão de diferentes grupos por conta do sustento das viúvas. As três atitudes que foram tomadas pela liderança podem nos ajudar ainda hoje: A ação foi rápida (At 6:2). Houve diálogo em busca de consenso e de uma solução efetiva (At 6:3-6). A ação promoveu integração, envolvendo diferentes grupos na discussão (At 6:5).

Em Atos 11, a igreja enfrentou seu segundo grande problema, que envolvia a pregação de Pedro aos gentios. Havia dúvida se o apóstolo havia agido de modo correto. A igreja o interrogou (v. 1-3), ouviu sua história (v. 4-17) e confirmou a direção divina (v. 18). Sempre que há paciência para orar e dialogar, Deus dá a solução.

Em Atos 15, a igreja enfrentou seu terceiro grande problema envolvendo discussões teológicas (v. 1, 2). Tinha havido um intenso debate, mas o acordo parecia distante. Cada lado tinha fortes convicções e não abria mão de seus pontos de vista. Não havendo solução local, decidiram buscar uma decisão geral. A vontade de Deus sempre se revela, de maneira mais clara, em decisões tomadas pelo corpo da igreja.

O modo como esse problema foi resolvido apresenta também uma lição para nossos dias. Os líderes apostólicos valorizaram a unidade. Como resultado, potencializaram o cumprimento da missão. A igreja de Deus sempre esteve firmada em três bases sólidas: missão, estrutura e mensagem. Se qualquer uma é fragilizada, a unidade fica comprometida.

Ao enfrentar os problemas que rondam a igreja hoje, devemos usar sempre o modelo bíblico. Agindo dessa forma, estaremos seguros de que estamos seguindo a vontade de Deus.

Erton Köhler, Nossa Esperança, MM 2019, CPB

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA