Se você anseia atingir metas de saúde e beleza, mas desanima porque parece que aquele corpo bonito, aquele cabelo brilhante e aquela pele lisinha são coisas de revista, conheça os seis piores vilões da beleza:
- O cigarro é o pior de todos os inimigos da beleza. Quem fuma fica com a pele feia, os dentes amarelados e até o cabelo fica sem vida e com odor horrível. O envelhecimento precoce é inevitável. A nicotina e o monóxido de carbono prejudicam a circulação sanguínea e o processo de restauração da pele. Não adianta tentar compensar os efeitos maléficos do cigarro com outras coisas que fazem bem. Decida parar com esse vício e busque ajuda.
- Exposição exagerada ao sol. Esta geração já está bem consciente de que precisa usar protetor solar. A exposição em demasia ao sol envelhece precocemente, além de manchar a pele. A radiação solar destrói as fibras colágenas e elásticas, ocasionando flacidez e ruga.
- Desidratação. A ingestão suficiente de áua causa muitos malefícios ao corpo e afeta diretamente a beleza. A pele fica ressecada, sem elasticidade e viço. Até o cabelofica desidratado e quebradiço. Por isso, crie o hábito de ter sempre uma garrafinha de água à mão.
- Falta de sono. A má qualidade do sono reduz a capacidade das células de se recuperar de agressões como a poluição, por exemplo. Quem dorme pouco está mais propenso a ter rugas, porque o sono é muito importante para a regeneração das células e para manter a hidratação. O resultado das noites maldormidas vai se acumulando e roubando sua beleza. Mude a rotina e priorize essas horas de repouso.
- Sedentarismo. A falta de exercício prejudica o bom funcionamento do organismo e deixa o corpo feio, sem tônus muscular e na maioria das vezes com excesso de gordura e sobrepeso. Você é considerada sedentária se gasta poucas calorias em suas atividades cotidianas, não necessariamente porque não pratica esportes ou não treina na academia. Mas se o seu alvo estético é mais elevado, vale a pena se dedicar a um esforço físico mais intenso com acompanhamento de profissionais. Sua saúde vai melhorar e sua aparência também.
- Má alimentação. Não há beleza que resita aos maus hábitos alimentares. Pular refeições, comer alimentos ricos em gorduras, consumir comidas industrializadas em excesso, não consumir frutas, verduras e cereais integrais, é a receita certa para acabar com a saúde e a beleza. A falta de nutrientes e o exagero na ingestão de calorias obviamente terão influência direta e negativa na sua aparência. Mantenha uma dieta equilibrada e seja feliz.
Revista Vida & Saúde – Débora Borges.