Nós, porém, segundo a Sua promessa, esperamos novos céus e nova terra, nos quais habita justiça. 2 Pedro 3:13

É interessante observar como os sentimentos mudam quando chega o fim do ano. Durante 11 meses, fala-se em crise e são feitas duras previsões para o futuro. Mas, no último mês do ano, todos ficam otimistas.

Mesmo assim, as coisas continuam como sempre foram. Vemos o planeta diante de uma destruição que ninguém consegue deter. Percebemos uma crise de valores em uma sociedade que já não sabe mais distinguir entre o certo e o errado. Sofremos com a desintegração da família resultante de relacionamentos vazios e passageiros, centralizados apenas na satisfação própria. Ficamos à mercê da insegurança financeira, causada pela instabilidade política e econômica. E a lista poderia crescer ainda mais.

Entretanto, durante os próximos dias – os últimos do ano –, o otimismo irá renascer. Fracassos do passado darão lugar às certezas do futuro. O que era impossível, agora se tornará realidade. Enfim, este é o tempo de boas notícias e de esperança.

Como nós, adventistas do sétimo dia, encaramos essa situação? Engrossamos o coro dos pessimistas diante da realidade que está aí, ou nos apegamos às expectativas otimistas e milagrosas das festas de fim de ano?

Na verdade, nossa visão precisa ir além desses impulsos temporais e emocionais. Necessitamos enxergar mais do que o olhar humano pode revelar. Sabemos das crises que o mundo enfrenta e dos riscos que corremos cada dia. Por outro lado, não podemos nos esquecer de que os 365 dias de cada ano estão nas mãos de Deus. Seu poder não trabalha apenas no período de bondade das festas de Natal e Ano-Novo.

A Bíblia deixa claro que, em nossos dias, “sobrevirão tempos difíceis” (2Tm 3:1-4). Por outro lado, as dificuldades de hoje reforçam a esperança de amanhã. Elas apontam para algo maior, melhor e eterno. “Ora, ao começarem estas coisas a suceder, exultai e erguei a vossa cabeça; porque a vossa redenção se aproxima” (Lc 21:28).

Ao se aproximarem as festas de fim de ano, vamos nos manter serenamente caminhando ao lado do Senhor e renovando nossa confiança Nele. Podemos avançar sem medo do futuro, porque Deus o conhece e dirige nossa vida. Com essa segurança, vamos ter não somente um ano-novo feliz, mas uma vida inteira repleta de esperança.

Erton Köhler, Nossa Esperança, MM 2019, CPB

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA