Cantem ao Senhor um cântico novo! Toda a terra cante ao Senhor! Salmo 96:1

O Salmo 96 louva a Yahweh como criador e operador de milagres desde a Antiguidade, como governante do mundo atual e como juiz redentor quando todas as coisas forem restauradas. É um convite a todas as nações da Terra para que reconheçam a soberania universal de Yahweh.

Deus opera milagres (v.1-6):

  • Cantai ao Senhor um cântico novo, todas as terras. Bendizei o seu nome; proclamai a sua salvação, dia após dia. Anunciai entre as nações a sua glória, entre todos os povos, as suas maravilhas;
  • Porque grande é o Senhor e mui digno de ser louvado, temível mais que todos os deuses. Porque todos os deuses dos povos não passam de ídolos; o Senhor, porém, fez os céus. Glória e majestade estão diante dele, força e formosura, no seu santuário.

Deus governa o mundo (v.7-9):

  • Tributai ao Senhor, ó famílias dos povos, glória e força. Tributai ao Senhor a glória devida ao seu nome; trazei oferendas e entrai nos seus átrios. Adorai o Senhor na beleza da sua santidade; tremei diante dele, todas as terras.

Deus é o juiz redentor (v.10-13):

  • Dizei entre as nações: Reina o Senhor. Ele firmou o mundo para que não se abale e julga os povos com equidade. Alegrem-se os céus, e a terra exulte; ruja o mar e a sua plenitude;
  • Folgue o campo e tudo o que nele há; regozijem-se todas as árvores do bosque, na presença do Senhor, porque vem julgar a terra; julgará o mundo com justiça e os povos, consoante a sua fidelidade.

A vinda de Cristo para julgar resultará no estabelecimento da ordem moral na Terra e na inauguração da paz e felicidade eternas. Devido ao fato de o reinado do Messias ser a base da segurança no reino eterno, todas as pessoas são convidadas a se alegrar em Seu julgamento redentor.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA