Contudo, alegrem-se, não porque os espíritos se submetem a vocês, mas porque seus nomes estão escritos nos céus. Lucas 10:20, NVI

Desde seus primórdios, a Igreja Adventista do Sétimo Dia tem experimentado uma rápida taxa de crescimento e significativa expansão geográfica. A Review and Herald de 23 de julho de 1857 publicou um artigo curto intitulado “A Causa”, no qual Tiago White relatou que o número de adventistas observadores do sábado em 1849 era de “cerca de cem” pessoas. Esse número cresceu para 200 em 1850, 2 mil em 1852, e 3.500 em 1863. Em 2017, a igreja alcançou um total de mais de 20 milhões de membros ao redor do mundo. Louvado seja Deus por esse crescimento extraordinário!

Temos, como igreja, uma organização sólida e uma mensagem bíblica consistente. Mas quantos de nós vivemos em conformidade com essa mensagem? As parábolas de Cristo sobre o reino (ver Mt 13) esclarecem que nem todos os que entram para a igreja estão verdadeiramente convertidos e prontos para perseverar até o fim.

Em 1867, Ellen White advertiu: “Nomes são registrados nos livros da igreja, mas não no livro da vida. Vi que não existe um entre vinte jovens que saiba o que seja a religião experimental” (Testemunhos Para a Igreja, vol. 1, p. 504). No início da década de 1890, ela acrescentou: “É uma solene declaração que faço à igreja, de que nem um entre vinte dos nomes que se acham registrados nos livros da igreja está preparado para finalizar sua história terrestre, e estaria  tão verdadeiramente sem Deus e sem esperança no mundo, como o pecador comum” (Serviço Cristão, p. 40).

Essas declarações não devem ser usadas estatisticamente para calcular quantos membros de nossa congregação entrarão no Céu e quantos ficarão de fora. Lembre-se de que a separação final entre o trigo e o joio, entre os bons e os maus, é uma tarefa do tempo do fim reservada aos anjos de Deus, não a nenhum ser humano (Mt 13:27-30, 47-50). As afirmações de Ellen White são advertências solenes para que cada um de nós examine a própria vida e saia de uma condição espiritual morna, característica de Laodiceia (Ap 3:14-22).

Na igreja, necessitamos hoje de mais reformadores da própria vida do que da vida dos outros. Ser um adventista genuíno está muito mais ligado a viver do que falar. Que o seu nome e o meu permaneçam escritos no Livro da Vida do Cordeiro (Ap 21:27)!            Alberto Timm, Um dia inesquecível, MM 2018, CPB

 

 

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA