VOCÊ É UM PESCADOR? – mm 2019

0
427

Disse-lhes Jesus: Vinde após Mim, e Eu vos farei pescadores de homens. Marcos 1:17

John M. Drescher conseguiu ilustrar de maneira clara os riscos da perda de foco na missão. Vou adaptar seu texto, procurando não perder a essência, para que ele nos sirva de alerta.

Em uma região com lagos e rios cheios de peixes famintos vivia um grupo de indivíduos que se diziam pescadores. A cada semana, eles se reuniam para falar de seu trabalho, da abundância de peixes e de como pescá-los. Gastavam tempo estudando novos métodos de pesca que fossem mais eficientes. Sempre lembravam que o principal dever de um pescador é pescar. Só faltava uma coisa, que ninguém fazia: pescar.

Todos os pescadores estavam de acordo que precisavam de reuniões e programas especiais que pudessem desafiar os pescadores a ser fiéis na arte de pescar. Muita gente foi reunida para apoiar as reuniões e comissões. Especialistas apresentaram projetos para pescar em águas mais profundas e alcançar peixes de outras cores. Mas nem os palestrantes nem os pescadores saíam para pescar.

Foram criados amplos centros de treinamento para ensinar os pescadores a pescar. Eram oferecidos cursos sobre as necessidades dos peixes, sua natureza, onde encontrá-los, suas reações psicológicas e como se aproximar a fim de apanhá-los. Alguns professores tinham altos títulos em ictiologia. Após anos de exaustivos estudos, muitos se tornaram licenciados em pesca. Porém, apenas ensinavam a ciência da pesca. Nenhum deles pescava.

Em uma das reuniões, um jovem aceitou o apelo e decidiu sair para pescar. No dia seguinte, contou que havia apanhado dois peixes grandes. Foi elogiado por sua conquista e convidado a estar presente nas próximas reuniões para contar como havia conseguido tamanho sucesso. Acabou deixando de pescar para partilhar sua experiência como pescador e foi nomeado membro do Conselho Geral de Pescadores, por sua experiência excepcional.

A história poderia ser mais longa, mas é suficiente para uma boa reflexão. Todos eram chamados de pescadores, conheciam as melhores teorias, tinham a melhor estrutura e os melhores equipamentos, mas, apesar de tudo, não sabiam pescar. Precisamos manter o foco claro na missão para não cair na mesma armadilha!

Erton Köhler, Nossa Esperança, MM 2019, CPB

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA