Não sejas sábio aos teus próprios olhos; teme ao Senhor e aparta-te do mal. Provérbios 3:7

maioria das pessoas gosta de ser louvada e gratificada por aquilo que é e faz. Alguns chegam a afirmar que “quem diz que não gosta de receber louvores é hipócrita ou mentiroso”. Mas existem indivíduos tão viciados em enaltecimentos que, se ninguém o fizer, eles mesmos começam a se engrandecer. Você já se perguntou: “Será que sou viciado em elogios e recompensas?”

Boa parte desse vício provém de nossa natureza pecaminosa e da forma que nossos pais e professores nos educaram. Em 26 de outubro de 1993, foi lançado o livro de Alfie Kohn chamado Punido pelas Recompensas: Os problemas causados por produtividade, planos de incentivos, remuneração variável, elogios, participação nos lucros e outras formas de suborno. O autor argumenta que todo o sistema de recompensas de alunos e trabalhadores tende a suborná-los e deveria ser substituído pela motivação da colaboração (trabalho em equipe), conteúdo (atividades significativas) e escolha (autonomia).

Um provérbio popular diz que “a bajulação não leva a lugar algum”. Ellen White declara: “Os homens não devem ser exaltados como grandes e maravilhosos. É Deus quem deve ser engrandecido” (Medicina e Salvação, p. 168). “Não se devem fazer nem esperar elogios; pois isso tem a tendência de fomentar a confiança própria em vez de promover a humildade; de corromper em lugar de purificar” (Testemunhos Para a Igreja, vol. 3, p. 474). Isso quer dizer que devemos ser frios com os outros e indiferentes? De maneira nenhuma.

Há uma diferença importante entre os negativos enaltecer subornar as pessoas e os positivos elogiar estimular. Sobre a importância do reconhecimento, somos ensinados: “Muitos há para quem a vida é uma penosa luta; sentem suas deficiências, e são infelizes e incrédulos; pensam nada terem por que ser agradecidos. Palavras bondosas, olhares de simpatia, expressões de apreciação seriam para muitas pessoas lutadoras e solitárias como um copo de água fria a uma alma sedenta” (O Maior Discurso de Cristo, p. 23)

Podemos fazer a diferença na vida dos outros. Que o Senhor nos conceda a melhor atitude e as palavras corretas para incentivar as pessoas ao nosso redor. Lembre-se de que a cooperação e o reconhecimento inclusivos podem realizar muito mais do que competição e recompensa seletivas! – Alberto Timm, Um dia inesquecível, MM 2018, CPB

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA