NÚMEROS 36 – MULHERES QUE HERDAM PROPRIEDADES

0
827

A preocupação dos homens da tribo de José é justa. – Números 36:5

Números 36 retorna ao episódio das filhas de Zelofeade que reclamaram e conseguiram o seu intento de herdar as terras que caberiam a seu pai. Os anciãos da tribo de Manassés, pedem a Moisés que revise novamente o caso das mulheres. A lei da posse da terra para herdeiras mulheres é mais uma vez alterada. Isso chama a atenção não tanto pela causa em si, mas pelas edições feitas em uma lei ditada por Deus e anunciada por Moisés (v.1-4).

Mais uma vez, Moisés e o próprio Senhor acatam sugestões feitas pela congregação de Israel, e isso é surpreendente. Sem dúvida, “a lei do Senhor é perfeita” (Salmo 19:7), mas, quanto a esse detalhe, foi passível de revisão e aprimoramento (v.5-9).

O caso revela uma faceta impressionante da Divindade: embora o Senhor seja Oniscientes, Ele nos ouve. A sugestão humana não diminui o poder absoluto de Deus, mas o Deus absoluto ouvir seres pequenos e finitos é algo que impressiona. A revisão da lei, anunciada por Moisés, estabeleceu que as mulheres sem pai e herdeiras de possessões deveriam casar com membros da mesma tribo. O parecer agradou a todos, e as filhas de Zelofeade cumpriram o que foi estabelecido (v.11-12).

A Bíblia diz que Deus “não muda” (Malaquias 3:6), contudo, Ele ouviu Moisés e agiu conforme a palavra dele (Êxodo 32:10, 11, 14). Suas leis são abrangentes, e visam um todo. Mas Ele está aberto a analisar cada caso em particular. Deus se preocupa com cada um de nós. No julgamento final, cada caso será avaliado em separado. Precisamos andar em Seus ensinamentos para que não percamos a coroa que nos está preparada.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA