Não fará justiça o Juiz de toda a Terra? Gên.18:25

Houvera algumas insurreições populares contra Pilatos, governador da Judéia, e para restabelecer a ordem na província ele permitira que seus soldados invadissem o Templo e matassem peregrinos galileus que estavam oferecendo sacrifícios a Deus.

Os judeus falaram dessa calamidade a Jesus, não pelo senso de piedade e simpatia, mas pela profunda satisfação de que “isso não aconteceu para mim – portanto sou melhor e mais favorecido do que as pessoas que sofreram esse infortúnio.” Jesus sabia disso, e disse: “Pensais que isso aconteceu porque eles eram mais pecadores do que os demais dentre vós?” E acrescentou: “Não eram. Eu vo-lo afirmo: mas, se não vos arrependerdes, todos igualmente perecereis”.

Jesus não despreza a justiça de Deus. Com efeito, é algo muito importante reconhecer a justiça e o juízo de Deus, bem como Sua misericórdia. Consideremos o aspecto da justiça do caráter de Deus.

Sabemos que chegará o tempo em que a misericórdia deixará de pleitear, e será aplicada a justiça. A Bíblia descreve certas ocasiões no passado em que Deus “não poupou” coisa alguma, porque Sua justiça não podia mais permitir que as condições continuassem como eram. Uma dessas ocasiões é relatada em Gen.18. Abraão, “o amigo de Deus”, estava debatendo com Ele o destino de Sodoma. Deve ter tido profunda comunhão com um Deus complacente para fazê-lo dessa maneira.

Ele perguntou: “Destruirás o justo ocm o ímpio? Se houver, porventura, 50 justos na cidade, destruirás ainda assim, e não pouparás o lugar por amor dos 50 justos que nela se encontram?” APelou para a justiça de Deus, acrescentando: “Longe de Ti o fazeres tal coisa, matares o justo com o ímpio… Não fará justiça o Juiz de toda a Terra?”

Deus foi paciente com esse homem que procurava dizer ao Criador o que devia ser feito, pois respondeu: “Se Eu achar em Sodoma 50 justos dentro da cidade, pouparei a cidade toda por amos deles”.

Então Abraão ficou apreensivo. E se não houvesse 50? Continuou, portanto, a pleitear por números cada vez mais baixos: 45, 40, 30, 20 e finalmente 10. E o Senhor replicou: “Não a destruirei por amor dos 10”. Conheceis a parte restante do relato. Deus viu que a iniquidade e a rebelião não poderiam passar de certo ponto, pois Ele é um Deus de justiça. Não havia nem mesmo 10 pessoas justas, e Sodoma teve de ser destruída. Mas o pequeno punhado de justos foi poupado. Morris Venden, MM 1981, p.11

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA