Naquele dia, restaurarei a tenda caída de Davi e consertarei seus muros quebrados. Das ruínas a reconstruirei e restaurarei sua antiga glória. Amós 9:11

Em Amós 9, Deus dá a sentença final para Israel, pela vida que o povo estava levando, buscando os seus prazeres, ao invés de buscar a Deus. Também promete restaurar Israel, caso eles volte para o Senhor, mesmo no cativeiro.

Visão de Deus junto ao altar (v.1-10):
Então vi o Senhor em pé junto ao altar. Ele disse: “Golpeie o alto das colunas do templo, para que os alicerces tremam. Derrube o telhado sobre a cabeça do povo que estiver embaixo. Matarei à espada os que sobreviverem; ninguém escapará!
“Ainda que: cavem até o lugar dos mortos, estenderei a mão e os arrancarei de lá; subam até os céus, os farei descer; se escondam no topo do monte Carmelo, os buscarei e de lá os tirarei; se escondam no fundo do mar, enviarei a serpente marinha para que os morda; seus inimigos os levem para o exílio, ordenarei que a espada os mate ali. Estou decidido a trazer calamidade sobre eles, e não o bem”.
O Soberano Senhor dos Exércitos toca a terra e ela se derrete, e todos que nela habitam lamentam. A terra se levanta como o Nilo, o rio do Egito, na época das enchentes e depois afunda. O Senhor constrói sua casa até os céus e estabelece seus alicerces sobre a terra. Ele tira água dos oceanos e a derrama sobre a terra; Senhor é o seu nome!
“Acaso vocês, israelitas, são mais importantes para mim que os etíopes? Tirei Israel do Egito, mas também tirei os filisteus de Creta e os sírios de Quir. Eu, o Senhor Soberano, vigio a nação pecaminosa de Israel. Eu a varrerei da face da terra, mas jamais destruirei por completo o povo de Israel”, diz o Senhor.
“Pois darei ordens e sacudirei Israel com as outras nações, como o trigo é sacudido na peneira; mas nenhum grão se perderá. Todos os pecadores, porém, morrerão pela espada, todos que dizem: ‘Nenhuma calamidade virá sobre nós.”
Promessa de restauração (v.11-15):
“Naquele dia, restaurarei a tenda caída de Davi e consertarei seus muros quebrados. Das ruínas a reconstruirei e restaurarei sua antiga glória. Israel possuirá o que restar de Edom e de todas as nações que chamei para serem minhas”. O Senhor falou e fará essas coisas.
“Virá o tempo em que o trigo e as uvas crescerão tão rápido que o povo não dará conta de colhê-los. Vinho doce gotejará das videiras no alto das colinas de Israel. Trarei meu povo exilado de Israel de volta de terras distantes, e eles reconstruirão as cidades destruídas e voltarão a morar nelas. Plantarão vinhedos e jardins, comerão de suas colheitas e beberão de seu vinho. Eu os plantarei firmemente ali, em sua própria terra. Nunca mais serão arrancados da terra que lhes dei”, diz o Senhor, seu Deus.

Deus estava decidido a punir Israel. Poderiam tentar se esconder aonde quisessem, mas Deus os acharia e os puniria. Chegou o dia de acerto de contas com o Senhor. Mas Deus prometeu que, depois da punição, os traria de volta para Jerusalém, e voltariam a ter fartura de alimentos, mas o povo continuou rebelde. Pode não parecer, mas Deus está no controle de tudo.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA