Quanto ao perverso, as suas iniquidades o prenderão, e com as cordas do seu pecado será detido. Provérbios 5:22

O dia se caracterizou por atividade exaustiva. Aproximava-se o pôr do sol, mas a multidão não se dispersava. Ali estavam homens e mulheres, jovens e crianças, absortos, fascinados com os preciosos ensinos ministrados pelo Salvador.

Jesus estava exausto. No rosto dos discípulos se evidenciavam os sinais de cansaço. Eles precisavam muito de um lugar solitário para descansar. Do outro lado do lago, na costa oriental de Genesaré, havia um local agradável, distante de aldeias ou povoados, onde poderiam repousar. Com esse plano em mente, Jesus ordenou aos discípulos: “Passemos para a outra margem” (Mc 4:35).

Podemos ler essa ordem de Cristo também de uma perspectiva espiritual. “Vivemos no mundo, mas não somos do mundo.” Nossos sonhos, ambições, desejos e aspirações devem estar voltados para o outro lado da realidade, ou seja, na pátria celestial, onde já habitamos pela fé.

Sentimo-nos muitas vezes quebrantados, desiludidos e vencidos pela fadiga. Tudo o que queremos é descansar. Mas, nas palavras do profeta, encontramos a ordem divina: “Levantai-vos e ide-vos embora, porque não é lugar aqui de descanso” (Mq 2:10). “No mundo tereis aflições” (Jo 16:33, ARC), advertiu o Salvador. Mas o Senhor promete descanso para nossa alma, no outro lado do oceano da vida, isto é, na vida pela fé e na esperança da eternidade. Muitos, porém, estão tão presos ao mundo e tão ligados às coisas da vida que preferem permanecer por aqui.

Dwight L. Moody (1837-1899) repetia com frequência em seus apelos evangelísticos a história de dois ébrios que, após uma noite de bebedeira, regressavam para casa. Viviam no outro lado do rio. Com a mente entorpecida pelo álcool, remaram durante várias horas, para depois descobrirem que se esqueceram de desatar a corda que prendia a embarcação. Passaram a noite inteira tentando, mas não saíram do lugar.

Há muita gente que não inicia a viagem para o outro lado porque está firmemente amarrada ao mundo e aos seus prazeres. Desate hoje as cordas que o prendem ao pecado e atravesse para o outro lado. Desejo a todos uma boa viagem!

Enoch de Oliveira, 2/3/1990, MM 2021, CPB

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA