Os servos do rei não quiseram estender as mãos contra os sacerdotes do SENHOR. – I Samuel 22:17
Em I Samuel 22, Davi continua a fugir de Saul, tendo ido para Moabe, na caverna de Adulão.  Seus parentes e irmão, ao saberem do que estava acontecendo, foram ter com Davi. Logo outros começaram a procurá-lo. Eram pessoas  que se achavam em aperto, endividados, amargurados de espírito, e Davi passou a ser o chefe deles. Agora ele tinha um pequeno exército de 400 homens, foram as suas famílias (v.1).
O profeta Gade o orientou a ir para Judá, para o deserto de Herete. Saul juntou o seu exercito e repreendeu-os, pois ninguém lhe falara que Jônatas fizera aliança com Davi e o estava protegendo. Também porque Davi estaria armando ciladas para o matar, o que não era verdade. Mas Doegue, o edomita, disse ter visto Davi com o sacerdote Aimeleque, e que este teria dado uma espada, pão e consultado a Deus para favorecer a Davi. O rei chama Aimeleque e o acusa de ter feito aliança com Davi. Mas Aimeleque, com muita coragem, diz que sempre consultou a Deus para Davi e que não fez nada do que já não o fizesse normalmente (v.2-15).
Saul ordena que seus soldados matem aos sacerdotes, mas nenhum deles se atreve a fazê-lo, pois eram sacerdotes do SENHOR. Então Saul ordena a  Doegue que mate os sacerdotes, e ele mata os 85 sacerdotes. Apenas Abiatar, um dos filhos de Aimeleque, conseguiu fugir e foi ao encontro de Davi e seu pequeno exército (v.16-22).
Agora Davi, além de seus homens, tem junto a si, um homem de Deus para buscar as orientações do SENHOR em sua jornada. Apesar das investidas do inimigo, Deus está sempre ao lado dos que Lhe são fiéis, guardando-os e protegendo-os.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA