DEUTERONÔMIO 12 – O LUGAR DE ADORAÇÃO ESCOLHIDO POR DEUS

0
2287

Nunca comam o sangue, pois o sangue é a própria vida, e vocês não podem comer carne com o sangue que lhe dá vida. Deuteronômio 12:23

Em Deuteronômio 12, Moisés da sequência as orientações ao povo, antes de entrarem em Canaã. Uma das coisas que eles precisam ter em mente é de que “quando expulsarem as nações que vivem ali, destruam todos os lugares em que elas adoram seus deuses… queimem tudo” (v.1-3)

Não deveriam adorar o Senhor como essas nações adoram os seus deuses, pois eles chegavam a sacrificar os seus próprios filhos para oferecer aos deuses (v.4, 29-31). “Não caiam na armadilha de seguir os costumes das nações e adorar seus deuses” (v.30). Deus sabia que o povo tenderia a copiar os hábitos dos moradores locais, assim como hoje em dia somos influenciados pelos costumes do mundo, ao invés de o influenciar.

Uma outra preocupação de Moisés, foi quanto ao local em que eles deveriam trazer seus holocaustos, dízimos, sacrifícios, ofertas sagradas, voluntárias e da primeira cria do rebanho. Depois que tomassem posse das terras que Deus lhes dava, Ele escolheria o local aonde eles deveriam vir para adorá-Lo com suas ofertas (v.5-14)

Os animais que fossem abatidos, deveriam ter o seu sangue derramado no chão, como se fosse água (v.16). Não poderiam comer o animal com o seu sangue, pois o sangue é a própria vida. “Não comam o sangue, para que tudo vá bem com vocês e com seus filhos, pois farão o que é certo aos olhos do Senhor” (v.23-25).

Não deveriam se esquecer dos levitas, pois estes não receberiam parte alguma das terras divididas entre as tribos (v.13, 19). Nas ocasiões em que viessem perante o Senhor, com suas ofertas, deveriam ser momentos de muita alegria e regozijo (v.7, 12, 18).

Deus sabia os pontos fracos do povo, e procurou, através de Seu servo Moisés, orienta-los para que não caíssem nos erros que levaram essas nações a destruição, principalmente no item “idolatria”. Não devemos copiar os costumes do mundo, para que não incorramos nos mesmos erros. Devemos adorar ao único e verdadeiro Deus.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA