A mulher não deve usar roupas de homem, e vice-versa. Quem age desse modo é detestável aos olhos do Senhor, seu Deus. Deuteronômio 22:5

Em Deuteronômio 22, Moisés trata de: solidariedade, vestimentas masculinas e femininas, parapeito nas casas, castigo ao caluniador, adultério, estrupo, fornicação e incesto.

Vendo um boi ou ovelha solto, se não souber quem é o dono, leve-o para casa e aguarde o dono vir procurá-lo. Isso vale para qualquer coisa que alguém tenha perdido. Ajude a pessoa que está em dificuldades pela queda de seu animal. Não fuja de suas responsabilidades. (v.1-4)

O homem deve usar apenas roupas masculinas, e a mulher roupas femininas, se inverterem os papéis estão fazendo o que o Senhor não aprova (v.5).

As casas deveriam ter parapeito no terraço para evitar acidentes. Os vinhedos não deveriam ter outras plantações junto para evitar o cruzamento de plantas. Não arem a terra utilizando o boi e o jumento juntos, além da força diferente, não juntem o limpo com o imundo. Quantos as vestimentas não se preocupem em seguir a moda (v.8-12).

Regras quanto a pureza sexual:

  • Um homem que difamasse a esposa, acusando-a de não ser virgem, se não provasse, pagaria um multa de 100 peças de prata ao sogro, e não poderia se divorciar (v. 13-19);
  • Mas, se a mulher realmente não fosse virgem, então seria executada em frente a casa de seus pais (v.20-21);
  • Se um homem adulterasse, ele e a mulher deveriam ser mortos (v.22);
  • Ter relações sexuais com uma mulher comprometida: se for na cidade, ambos deveriam ser executados, pois ela poderia gritar por socorro; se fosse no campo, somente ele seria executado (v. 23-27). Mas se ela for virgem e não comprometida, o homem deveria pagar 50 peças de prata ao pai da moça e se casar com ela, e não poderia se divorciar (v.28-29);
  • Um homem não poderia se casar com sua madrasta, isso seria incesto (v.30).

As regras divinas são para que as famílias sejam estruturadas, e não se separem. Ele criou homem e mulher, e a distinção ordenada deve ser honrada e obedecida. O desejo de minimizar a diferença e resultante de baixos ideais e contribui para a imoralidade.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA