E assim mostrarei a minha grandeza e a minha santidade, e me farei conhecido de muitas nações. Então eles saberão que eu sou o Senhor. – Ezequiel 38:23

Em Ezequiel 38, podemos ver o exército e a perversidade de Gogue e o juízo de Deus contra ele. Deus manifestará o Seu poder contra esse grande exército. Os capítulos 38 e 39 constituem uma profecia contínua.

Mensagem contra Gogue (v.1-13):
Veio a mim esta palavra do Senhor: Filho do homem, vire o rosto contra Gogue, da terra de Magogue, o príncipe que governa as nações de Meseque e de Tubal; profetize contra ele e diga: Assim diz o Senhor: “Estou contra você, ó Gogue. Farei você girar, porei anzóis em seu queixo e o farei sair com todo o seu exér­cito: seus cavalos e cavaleiros totalmente armados e uma grande multidão com escudos grandes e pequenos, todos eles brandindo suas espadas. A Pérsia, a Etiópia e a Líbia estarão com eles, todos com escudos e capacetes; Gômer com todas as suas tropas, e Bete-Togarma, do extremo norte,  e muitos outros estarão com você”.
“Apronte-se; esteja preparado, você e todas as multidões reunidas ao seu redor, e assuma o comando delas. Depois de muitos dias você será chamado às armas. Daqui a alguns anos você invadirá  Israel, que se recuperou da guerra, cujo povo foi reunido dentre muitas nações nos montes de Israel, os quais por muito tempo estiveram arrasados. Trazido das nações, agora vive em segurança. Você, suas tropas e as muitas nações subirão, avançando como uma tempestade; será como uma nuvem cobrindo a terra”.
“Naquele dia virão pensamentos à sua cabeça e você maquinará um plano maligno. Você dirá: ‘Israel é uma terra desprotegida, cheia de povoados sem muros, portões e trancas. Despojarei, saquearei e voltarei a minha mão contra as ruínas reerguidas e contra o povo tão confiante, rico em gado e em bens, que vive na parte central do território’. Sabá e Dedã e os mercadores de Társis e todos os seus povoados dirão a você: ‘Você veio para tomar despojos? Você reuniu essa multidão para saquear, levar embora prata e ouro, tomar o gado e os bens e apoderar-se de muitos despojos?’”
Gogue invadirá Israel (v.14-23):
Por isso, filho do homem, profetize e diga a Gogue: Assim diz o Senhor: “Naquele dia, quando meu povo Israel, estiver vivendo em segurança, será que você não vai reparar nisso? Você virá do seu lugar, do extremo norte, você, acompanhado de muitas nações, todas elas montadas em cavalos, um exército numeroso.  Avançará contra Israel como uma nuvem que cobre a terra. Naquele dia, trarei você, Gogue, contra minha terra à vista de todos e mostrarei minha santidade por meio de tudo que lhe acontecer. Então todas as nações me conhecerão”.
Assim diz o Senhor: “Acaso você não é aquele de quem falei em dias passados por meio dos meus servos, os profetas de Israel? Naquela época eles profetizaram durante anos que eu traria você contra Israel. É isto que acontecerá: Quando Gogue atacar Israel, será despertado o meu furor”. Palavra do Senhor. “Em meu zelo e grande furor declaro que naquela época haverá um grande terremoto em Israel. Os peixes do mar, as aves do céu, os animais do campo, toda criatura que rasteja pelo chão e todas as pessoas da face da terra tremerão diante da minha presença. Os montes serão postos abaixo, os penhascos desmoronarão e todos os muros cairão”.
“Convocarei a espada contra Gogue em todos os meus montes”, diz o Senhor. “A espada de cada um será contra o seu irmão. Executarei juízo sobre ele com peste e derramamento de sangue; desabarei torrentes de chuva, saraiva e enxofre ardente sobre ele e sobre as suas tropas e sobre as nações que estarão com ele. E assim mostrarei a minha grandeza e santidade, e me farei conhecido de muitas nações. Então eles saberão que eu sou o Senhor”.

As profecias com respeito à glória futura de Israel e de Jerusalém eram primariamente condicionais e dependiam da manutenção da aliança. Se Israel tivesse aceitado totalmente os planos de Deus, elas teriam se cumprido. Paulo afirma: “E não pensemos que a palavra de Deus haja falhado, porque nem todos os de Israel são, de fato, israelitas” (Romanos 9:6). Portanto, essas promessas têm um grau de aplicação ao Israel espiritual. Em Apocalipse 20:7-8, João diz como esta profecia se cumprirá literalmente na luta final contra Deus empreendida pelas hoste de Satanás: “Quando, porém, se completarem os mil anos, Satanás será solto da sua prisão e sairá a seduzir as nações que há nos quatro cantos da terra, Gogue e Magogue, a fim de reuni-las para a peleja. O número dessas é como a areia do mar.” Esta profecia será aplicada quando do desfecho da história deste mundo.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA