Agora, pois, não vos entristeçais, nem vos irriteis contra vós mesmos por me haverdes vendido para aqui; porque, para conservação da vida, Deus me enviou adiante de vós. – Gênesis 45:5

José revela sua identidade (V.1-15):
Em Gênesis 45, José não se conteve e ordenou que todos servos saíssem. Então se revelou a seus irmãos. E ele se pôs a chorar tão alto que os egípcios o ouviram, e a notícia chegou ao palácio do faraó.
Quando ele disse ser José, seu irmãos não conseguiam acreditar. Mandou que se aproximassem e contou o que havia acontecido com ele, e como chegou ao posto atual. Falou que ainda teriam cinco anos de fome pela frente. Perguntou pelo seu pai e ficou feliz em saber que estava bem.
Disse-lhes que Deus o enviou à frente deles para salvar suas vidas. “Não foram vocês que me mandaram para cá, mas sim o próprio Deus. Voltem depressa a meu pai e digam-lhe: Assim diz o seu filho José: Deus me fez senhor de todo o Egito. Vem para cá, não te demores”.
Eles poderiam viver na região de Gósen e ficarem de José com suas famílias, gados e todos os teus bens. Eu os sustentarei ali. Contem a meu pai tudo o que vocês testemunharam. E tragam-no para cá depressa. Então  José abraçou e chorou com Benjamim e depois com seus irmão.
O faraó convida Jacó para morar no Egito (v.16-28):
Quando faraó soube de tudo, disse a José: “Diga a seus irmãos que ponham as cargas nos seus animais, voltem para Canaã e retornem trazendo seu pai e suas famílias. Receberão o melhor da terra do Egito e poderão desfrutar a fartura desta terra. Levem carruagens do Egito para trazerem seus familiares”. O faraó manifestou o seu apreço pelo que José estava fazendo pelo Egito, dizendo aos seus irmãos que não se preocupassem em trazer toda a mobília de casa, mas que aceitassem as riquezas do Egito.
A cada um de seus irmãos deu uma muda de roupa nova, mas a Benjamim deu 300 peças de prata (3,5 kg) e 5 mudas de roupa nova. E a seu pai enviou 10 jumentos carregados com o melhor do que havia no Egito e 10 jumentas carregadas de trigo, pão e outras provisões para a viagem. Depois despediu-se dos seus irmãos e, ao partirem, disse-lhes: “Não briguem pelo caminho!”
Ao chegarem em Canaã deram a noticia a Jacó: “José ainda está vivo! Ele é o governador de todo o Egito”. O coração de Jacó quase parou! Não podia acreditar neles. Mas, quando viu as carruagens que José enviara para buscá-lo, seu espírito reviveu e disse: “Basta! Meu filho José ainda está vivo. Irei vê-lo antes que eu morra”.
José se revelou a seus irmãos e eles ficaram atemorizados. Não era o plano de José se vingar? Ele tinha planos maiores para todos os seus familiares. Essa é uma das características do verdadeiro cristão. Não ter espírito de vingança, mas amor e compaixão para com os que pecam. Para com aqueles que se dizem cristãos, que até se esforçam um pouco para fazer o que é certo, mas que deixam predominar o “eu”, que gostam de copiar o mundo, e o que todos fazem. Ser cristão é andar na contramão do mundo, espalhando o amor de Deus para com todos. José demonstrou isso, não só perdoando os seus irmãos, mas informando sobre o período de fome que estavam vivendo, e convidando-os para se mudarem para o Egito, onde receberiam a melhor terra desse país, e ficarem próximos de José. Isso é ser cristão.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA