Falou Deus a Israel em visões: Jacó! Jacó! Ele respondeu: Eis-me aqui! Então disse: Eu sou Deus, o Deus de teu pai; não temas descer para o Egito, porque lá eu farei de ti uma grande nação. Gênesis.46:2-3

Jacó e sua família mudam para o Egito (v.1-7):
Em Gênesis 46, Israel partiu com tudo o que possuia. Em Berseba, onde Abraão e Isaque haviam erigido altares a Yahweh, ele fez o mesmo. Deus lhe apareceu em uma visão noturna e disse: “Jacó! Jacó! Eu sou o Deus de seu pai. Não tenha medo de descer ao Egito, porque lá farei de você uma grande nação. Irei com você, e a mão de José fechará os seus olhos”. Quanto a promessa de o trazer de volta para Canaã, se cumpriu cerca de 215 anos mais tarde, quando seus descendentes deixaram o Egito e trouxeram o seu corpo.
Os filhos de Israel levaram seu pai Jacó, seus filhos e as suas mulheres nas carruagens que o faraó tinha enviado. Também levaram os seus rebanhos e os bens que tinham adquirido em Canaã.
Descendentes de Jacó que foram para o Egito (v.8-27):
Foram esses os filhos que Lia deu a Jacó, além de sua filha Diná. Foram 33  descendentes. Não era costume dos filhos de Israel se casarem com mulheres cananeias, por isso é chamada a atenção para Simeão ter filho com uma mulher cananeia:
  • Rúben, o filho mais velho, e seus filhos: Enoque, Palu, Hezrom e Carmi.
  • Simeão e seus filhos: Jemuel, Jamim, Oade, Jaquim, Zoare Saul, filho de uma cananéia.
  • Levi e seus filhos: Gérson, Coate e Merari.
  • Judá e seus filhos: Er, Onã, Selá, Perez e Zerá. Er e Onã morreram na terra de Canaã. Estes foram os filhos de Perez: Hezrom e Hamul.
  • Issacar e seus filhos: Tolá, Puá, Jasube e Sinrom.
  • Zebulom e seus filhos: Serede, Elom e Jaleel.

Foram 16 descendentes que Zilpa (serva de Lia) deu a Jacó:

  • Gade e seus filhos: Zefom, Hagi, Suni, Esbom, Eri, Arodi e Areli.
  • Aser e seus filhos: Imna, Isvá, Isvi e Berias, e a irmã deles, Sera. Estes foram os filhos de Berias: Héber e Malquiel.
Foram esses os 14 descendentes que Raquel deu a Jacó:
  • José e seus filhos: Manassés e Efraim, nascidos no Egito, através de Azenate, filha de Potífera, sacerdote de Om.
  • Benjamim e seus filhos: Belá, Bequer, Asbel, Gera, Naamã, Eí, Rôs, Mupim, Hupim e Arde.
Foram esses os 7 descendentes que Bila, serva de Raquel, deu a Jacó:
  • Dã e seu filho Husim.
  • Naftali e seus filhos: Jazeel, Guni, Jezer e Silém.
No total, 66 descendentes diretos de Jacó foram com ele para o Egito, sem contar as esposas de seus filhos. Com mais os dois filhos que nas­ceram a José no Egito, totalizando 70 membros da família de Jacó no Egito. Este número inclui apenas descendentes de Jacó que estavam vivos quando migraram para o Egito, mas não inclui as esposas  dos filhos nem as filhas casadas, junto com suas respectivas famílias.
A família de Jacó chega a Gósen (v.28-34):
Jacó enviou Judá à sua frente a José, para saber como ir a Gósen. José partiu para Gósen para encontrar-se com seu pai. Assim que o viu, correu para abraçá-lo e chorou longamente. Israel disse a José: “Agora já posso morrer, pois vi o seu rosto e sei que você ainda está vivo”.
Então José disse: Vou informar ao faraó que vocês já estão aqui. Direi que são pastores, cuidam de rebanhos, e trouxeram consigo suas ovelhas, seus bois e tudo quanto lhes pertence. Faraó vai lhes perguntar: “Em que vocês trabalham?”, respondam-lhe: “Teus servos criam rebanhos desde pequenos, como o fizeram nossos antepassados”. Assim lhes será permitido habitar na região de Gósen, pois os egípcios desprezam os pastores.
Antes de partir para essa nova jornada, Jacó, primeiro foi a Berseba, para oferecer sacrifícios a Deus, e Deus lhe falou para não temer a viajem, pois Ele estaria com Jacó. Para uma pessoa com idade bem avançada, como era o caso de Jacó, falar em mudanças, é difícil, pois já estão acostumados com sua casa, seus hábitos diários, e uma mudança mexe com eles, principalmente para uma terra estrangeira, onde tudo é novidade. As palavras de Deus o motivaram ainda mais, para uma viagem tranquila, segura, pois sabia que Deus estava a frente dessa nova empreitada. Preparou a sua mala, juntou toda a família, e partiram. Jacó era só alegria e a expectativa do reencontro com seu filho José, pelo qual chorou mais de 20 anos, era enorme. Deus sempre está no comando de tudo, mesmo que as promessas demorem para acontecer.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA