Esforça-te pois, Zorobabel, Josué e todo o povo da terra, e trabalhai; porque eu sou convosco, diz o Senhor dos Exércitos… o meu Espírito permanece no meio de vós; não temais. Ageu 2:4-5

Em Ageu 2, Deus, através do profeta, incentiva o povo a arregaçar as mangas e começar a reconstrução do templo, pois Ele seria com o povo e com seus líderes, nessa empreitada.

O esplendor menor do novo templo (v.1-9):
Então, em 17/10 desse mesmo ano, o Senhor transmitiu outra mensagem por meio do profeta Ageu: “Diga ao governador de Judá, Zorobabel, e ao sumo sacerdote Josué, e ao remanescente do povo:
‘Algum de vocês se lembra deste templo em sua antiga glória? Como ele lhes parece agora, em comparação com o anterior? Deve parecer insignificante!
Mas assim diz o Senhor: Seja forte, Zorobabel! Seja forte, Josué! Sejam fortes, todos vocês que restam na terra! Mãos à obra, pois eu estou com vocês, diz o Senhor dos Exércitos. Meu Espírito habita em seu meio, como prometi quando vocês saíram do Egito. Portanto, não tenham medo’.
“Pois assim diz o Senhor dos Exércitos: Em pouco tempo sacudirei novamente os céus e a terra, os mares e a terra seca. Sacudirei todas as nações, e os tesouros das nações virão para este templo. Encherei este lugar de glória, diz o Senhor dos Exércitos. A prata e o ouro me pertencem, diz o Senhor dos Exércitos. A glória deste novo templo será maior que a glória do antigo, diz o Senhor dos Exércitos, e neste lugar estabelecerei a paz. Eu, o Senhor dos Exércitos, falei!”.
Bênçãos prometidas aos obedientes (v.10-19):
Em 18/12 do segundo ano do reinado de Dario, o Senhor enviou esta mensagem ao profeta Ageu: “Assim diz o Senhor dos Exércitos. Pergunte aos sacerdotes sobre a lei: ‘Se alguém levar em sua roupa a carne consagrada de um sacrifício, e se, por acaso, a roupa tocar num pão, num ensopado, em vinho, em azeite ou em qualquer outro tipo de alimento, esse alimento também se tornará consagrado?’”. “Não”, responderam os sacerdotes.
Em seguida, Ageu perguntou: “Se alguém se tornar cerimonialmente impuro ao tocar num cadáver e depois tocar num desses alimentos, o alimento ficará contaminado?”. “Sim”, responderam os sacerdotes.
Então Ageu disse: “É o que acontece com este povo e com esta nação, diz o Senhor. Tudo que fazem e oferecem é contaminado por seu pecado.
Vejam o que estava acontecendo com vocês antes de começarem a lançar os alicerces do templo do Senhor. Quando esperavam uma colheita de vinte medidas, colhiam apenas dez. Quando esperavam tirar cinquenta medidas da prensa de uvas, tiravam apenas vinte.
Enviei ferrugem, mofo e granizo para destruir tudo que vocês trabalharam para produzir. E, no entanto, vocês não voltaram para mim, diz o Senhor.
“Pensem neste 18/12, o dia em que foram lançados os alicerces do templo do Senhor. Sim, pensem bem. Eu lhes faço uma promessa agora, enquanto a semente ainda está no celeiro e suas videiras, figueiras, romãzeiras e oliveiras ainda não deram frutos. Mas, de hoje em diante, eu os abençoarei”.
Promessas para Zorobabel (v.20-23):
Naquele mesmo dia, 18/12, o Senhor enviou mais uma mensagem a Ageu: “Diga ao governador de Judá, Zorobabel, que estou prestes a sacudir os céus e a terra. Derrubarei tronos e destruirei o poder de reinos estrangeiros. Derrubarei os carros de guerra e seus condutores; os cavalos cairão, e seus cavaleiros matarão uns aos outros.
“Naquele dia, diz o Senhor dos Exércitos, honrarei você, meu servo Zorobabel, filho de Sealtiel. Farei que você seja como um anel de selar em meu dedo, diz o Senhor, pois eu o escolhi. Eu, o Senhor dos Exércitos, falei!”.

Apesar de esse templo não ter o mesmo esplendor do templo de Salomão, Deus disse que o importante era que Ele estaria ali com o povo. A prata e o ouro Lhe pertencem, e Ele poderia fazer com que esse material chegasse a mão dos líderes para a reconstrução, mas o mais importante é que a glória deste novo templo será maior que a glória do antigo. Deus está mais preocupado em nos salvar e que tenhamos uma comunhão maior com Ele, do que com o luxo do templo.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA