Todo Israel foi registrado por genealogias e inscrito no Livro dos Reis de Israel, e Judá foi levado para o exílio à Babilônia, por causa da sua transgressão. – I Crônicas 9:1

Em I Crônicas 9, conclui a primeira parte de Crônicas e das genealogias, e muda o foco para o retorno de alguns poucos para Jerusalém, israelitas, sacerdotes, levitas e os servos do templo.

Da tribo de Judá, foram 690 famílias que retornaram. Já das tribos de Efraim e Manassés foram 956 família que retornaram do exílio e foram morar em Jerusalém. Também vieram 1.760 sacerdotes, levitas e responsáveis pelos serviços do templo. E então é feita uma retrospectiva dos serviços executados no templo, antes de sua destruição, até preparar o terreno para retomar as narrativas dos feitos dos reis que antecederam a queda de Israel. (v.1-34).

Ao final deste capítulo é apresentada a genealogia do rei Saul (v.35-44).

Deus é longânimo, paciente, misericordioso, mas devemos lembrar de que o SENHOR também é justo, e a Sua justiça um dia irá nos cobrar pelas escolhas que fizemos. Deus sempre colocou diante de Seu povo as duas opções: vida eterna ou morte, e somos nós que decidimos o que queremos.

Ele não nos obriga a segui-Lo, e por isso, a grande maioria opta pelo caminho mais fácil – os prazeres do mundo. Judá, que andou em boa parte do seu tempo nos caminhos de Deus, ao final acabou por seguir os péssimos reis que encerraram os anos de liberdade de Judá. Foram pouco mais de 22 anos seguidos, de reinado de homens que não andaram nos caminhos de Deus. O resultado dessa escolha foi o cativeiro babilônico.

Seria muito bom que todos fizéssemos uma retrospectiva de nossas vidas e víssemos aonde temos errado, e o que precisa ser mudado, para não ocorrer a necessidade de um longo cativeiro para nos despertar da indolência.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA