O Senhor havia instruído a não se casarem com mulheres dessas nações, pois desviarão o seu coração para os deuses delas. I Reis 11:2

I Reis 11 começa com a advertência de Deus para os israelitas não se casarem com mulheres das nações vizinhas, pois seriam induzidos a adorar outros deuses. Salomão não respeitou essa orientação de Deus, e além da filha do faraó, também se casou com mulheres de Moabe, Amom, Edom, Sidom e dos hititas. Casou-se com 700 princesas e teve 300 concubinas. E elas desviaram o seu coração do Senhor (v.1-3).

Quando já idoso, elas o induziram a adorar outros deuses. E Salomão fez o que era mau aos olhos do Senhor, e se afastou dos caminhos de Davi. Construiu lugar de culto para outros deuses, onde suas esposas queimavam incenso e ofereciam sacrifícios. O Senhor se irou com Salomão e lhe disse: “Uma vez que você não cumpriu minha aliança e desobedeceu a meus decretos, certamente tirarei de você o reino e o entregarei a um de seus servos… por causa de meu servo Davi, deixarei que governe sobre uma tribo apenas” (v.4-13).

Deus também levantou oposição contra Salomão:

  • Hadade, o edomita. Davi havia derrotado Edom, e Joabe se incumbiu de matar todos os edomitas, mas Hadade e alguns de seus oficiais conseguiram fugir para o Egito. Ao saber da morte de Davi e Joabe, voltaram para suas terras e lutaram contra Salomão;
  • Rezom, líder de um bando rebelde, que fugiram para Damasco para que Davi não os matasse, e lá se tornou rei da Síria;
  • Jeroboão, filho de um oficial de Salomão. O rei o encarregou dos trabalhadores das tribos de Efraim e Manassés. Quando Salomão se afastou de Deus, o profeta Aías veio a Jeroboão e lhe falou que Deus lhe entregaria 10 tribos de Israel para ele reinar, após a morte do rei. Salomão soube disse, e mandou matar Jeroboão, que fugiu para o Egito, até a morte dele.

Salomão reinou por 40 anos sobre todo o Israel, em Jerusalém. Seu filho Roboão foi seu sucessor (v.14-43).

Apesar de toda a sabedoria que Deus lhe concedeu, Salomão, ignorou as orientações quanto ao casamento com estrangeiras, e estas mulheres o levaram a idolatria. Com isso Salomão se afastou de Deus. Não brinque com as orientações de Deus.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA