Hoje salvamos sua vida e a vida de seus familiares. E, no entanto, o senhor age desse modo e nos faz sentir envergonhados. II Samuel 19:5

Em II Samuel 19, Joabe repreende a Davi, por estar lamentando a morte de Absalão, ao invés de comemorar junto com o seu exército a vitória sobre os rebeldes. Ao invés da entrada triunfal dos soldados, mais parecia um cortejo fúnebre. “Parece amar os que o odeiam e odiar os que o amam. Hoje deixou claro que seus comandantes e soldados não significam nada para o senhor “. Então o rei saiu e se assentou a entrada da cidade e todos foram vê-lo (v.1-8).

O povo de Israel, que se aliara a Absalão, agora queria achar uma forma de se voltarem para Davi, e trazê-lo de volta para Jerusalém. O povo de Judá foi aguardar o seu regresso junto ao rio Jordão, em Gilgal. Inclusive Simei, que o havia ofendido durante a fuga do rei, veio recebê-lo e pedir perdão. também Ziba, o servo de Mefibosete veio recepcionar o rei. Mefibosete foi ao encontro de Davi e disse que fora enganado por Mefibosete quando o rei saíra de Jerusalém. Davi havia dado todas as terras de Mefibosete para Ziba, e agora resolveu dividir tudo entre os dois (v.9-39).

Berzilai, de Gileade, que recebeu a Davi em suas terras, agora se despede dele. Apesar da insistência de Davi para que o acompanhe, Berzilai diz estar velho, e querer encerrar sua vida em suas terras. Davi atravessou o Jordão acompanhado de todo o povo de Judá e metade do povo de Israel (v.40-43).

Deus nunca abandona aos seus filhos. Davi agora retomava o posto que lhe pertencia sobre todo o Israel. Aprendeu que Deus perdoa o pecador, mas as consequências do pecado não são retiradas.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA