II SAMUEL 21 – DAVI VINGA OS GIBEONITAS

A fome veio porque Saul e sua família são culpados de terem matado os gibeonitas. II Samuel 21:1

Em II Samuel 21, Israel enfrenta um período de 3 anos de seca. Davi consulta a Deus a esse respeito, e tem por resposta: “A fome veio porque Saul matou os gibeonitas”. Os gibeonitas enganaram Josué (Josué 9), mas obtiveram a promessa de que não seriam mortos, e Saul quebrou a promessa. Davi chama os gibeonitas e pergunta o que pode ser feito para reparar o erro de Saul. Eles responderam que “prata e ouro não resolverão a questão entre nós e a família de Saul… Entregue-nos sete dos filhos de Saul, para que os executemos em Gibeá (v.1-5).

Davi preservou Mefibosete, filho de Jônatas, conforme lhe havia prometido, e entregou outros 7 filhos de Saul: dois filhos de Saul com Rispa, e cinco filhos de Saul com Merabe. Os sete foram executados diante do Senhor, no monte Gibeá. Então Rispa, ficou próxima do corpo de seus filhos durante todo o período da colheita, para garantir que as aves de rapina e os animais selvagens, não despedaçassem seus corpos. Davi soube o que Rispa havia feito, e mandou enterrar os corpos deles e os de Saul e Jônatas que estavam em Jabes-Gileade (v.6-14).

Houveram outras guerras entre israelitas e filisteus, e em uma delas, Davi, já cansado, estava para ser morto por um gigante filisteu, E Abisai veio em seu socorro e matou o gigante. A partir desse momento, Davi foi proibido pelos seus soldados de participar de batalhas, para não se expor tanto. Outros gigantes também foram mortos nessas batalhas: Husate matou Safe, Elanã matou o irmão de Golias, e Simeia matou um gigante que tinha 6 dedos em cada mão e pé (v.15-22).

Deste capítulo podemos destacar que: Deus cobra as promessas feitas, como foi o caso dos gibeonitas. Apesar de o problema não ser com Davi, mas ele teve que reparar o erro de Saul. Rispa era uma dedicada mãe, que cuidou dos filhos até na morte deles, e os gigantes, apesar de assustadores, podem ser vencidos, quando Deus está em primeiro lugar em nossas vidas.

Seu Alipio

Eu sou o seu Alipio de Almeida, nasci em 1951, estou casado desde 1974. Sou pai de 3 filhos queridos, e bem casados e já tenho 6 netos, que amo muito. Administrador de empresas e analista de sistemas, aposentado. Proprietário orgulhoso de um Logan 1.6 2009. Aguardando ansiosamente pela volta de Jesus.

You may also like...

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *