Eu os convoquei no início do conflito, mas vocês se recusaram a vir!… Por que agora vocês vêm lutar contra mim? Juízes 12:2-3

Juízes 12 mostra novamente a tribo de Efraim, vide Juízes 8:1-3, tirando satisfações porque não foram chamados para guerrear contra os amonita. “Por que você não pediu a nossa ajuda para lutar contra os amonitas? Vamos queimar sua casa com você dentro.” Parece que alguns, por querer receber os louros da vitória tomam atitudes impensadas. Jefté ainda argumentou que mandou recado para que eles viessem ajudar, “mas se recusaram a vir” e o “Senhor entregou os amonitas em minhas mãos. Por que agora vocês vêm lutar contra mim?” (v.1-3).

Os efraimitas ainda provocaram chamando os gileaditas de fugitivos de Efraim e Manassés. Jefté percebendo as más intenções dos efraimitas, convocou seus guerreiros e os derrotou em batalha entre irmãos. Morrerram 42.000 homens de Efraim, diversos deles ao tentar atravessar o Jordão, em fuga, por não conseguirem pronunciar a palavra Chibolete, (falavam Sibolete). Jefté julgou Israel por 6 anos (v.4-7).

Depois de Jefté, foram juízes sobre Israel:

  • Ibsã, de Belém, que tinha 30 filhas e 30 filhos, e os deu em casamento fora de seu clã. Julgou Israel por 7 anos;
  • Elom, de Zebulom, julgou por 10 anos;
  • Abdom, de Efraim. Teve 40 filhos e 30 netos que montavam 70 jumentos. Julgou Israel por 8 anos (v.8-15).

Muitos, nos momentos de maior dificuldade, não vem em seu socorro, mas depois aparecem achando-se injustiçados e querendo resolver o “problema” que eles mesmos criaram através de ofensas e ameaças. Esse é o modo do inimigo trabalhar, e não do povo de Deus.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA