Os coatitas jamais entrarão para ver os objetos sagrados, nem mesmo por um momento, pois, se o fizerem, morrerão. Números 4:20

Em Números 4, Deus orientou a Moisés e Arão a fazerem um censo entre os descendentes de Levi, tanto os coatitas, como os gersonitas e o s meraritas, dos homens com idades entre 30 e 50 anos, para servirem como transportadores de todos os materiais do templo, sempre que fossem caminhar pelo deserto.

Para os coatitas, entre 30 e 50 anos, que estavam aptos para o trabalho no templo, e eram em número de 2.750 (v.36), cabiam as seguintes atividades: deveriam aguardar que Arão e seus filhos cobrissem todos os itens mais sagrados do santuário, incluindo a arca da aliança, o candelabro, o altar de incenso, a mesa dos pães asmos. Depois de tudo devidamente cobertos e protegidos, então Arão e seus filhos colocariam as varas para o transporte, e orientariam os coatitas de como deveriam transportar estes itens, até o próximo destino do povo (v.4-16). Eleazar, filho do sacerdote Arão era o responsável por acompanhar todos estes trabalhos (v.16).

Outro detalhe importante com relação aos coatitas é a preocupação de Deus para que eles não toquem em nada sagrado, mas se limitem a carregar os objetos santos, com toda a reverência e cuidado, para que não venham a morrer (v.18-20).

Para os gersonitas, que eram em 2.630 homens aptos para o trabalho no santuário, cabia-lhes o transporte de todas as cortinas do santuário, como também as cortinas externas, do pátio, e os objetos relacionados ao seu uso. Deveriam prestar contas de todos os serviços a Itamar, filho do sacerdote Arão (v.21-28).

Os meraritas, em número de 3.200, eram os responsáveis por carregarem as armações do tabernáculo, os travessões, colunas, base, e todos os utensílios e objetos relacionados ao seu uso. Deveriam prestar contas de suas responsabilidades diretamente a Itamar (v.25-33).

O total de homens disponíveis para o transporte de todos os itens do santuário era de 8.580, com idade entre 30 e 50 anos (v.47-48). Todos os objetos do templo eram devidamente embrulhados e protegidos, para não serem vistos, e eram transportados nos ombros. Deus é um Deus de ordem, gosta de que tudo seja feito de ordem organizada. Estabeleceu um sequência para o serviço, destacou quem estaria no comando de cada atividade, e quem faria o que na desmontagem, transporte e montagem do tabernáculo. Deus sempre espera o melhor de nossa parte.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA