Não podemos ficar em uma cidade estrangeira, que não pertence aos israelitas, vamos prosseguir viagem até Gibeá. Juízes 19:12

Juízes 19 fala sobre um levita, morador de Efraim, que trouxe para sua casa uma mulher de Belém de Judá para ser sua concubina. Foi no tempo em que Israel não tinha rei. Um levita, responsável por ensinar a Palavra de Deus, com uma concubina. Tudo começando errado. Ela o trai, eles brigam, ela volta para a casa dos pais (v.1-2).

Passados 4 meses, ele vai atrás dela, tentando reconquistá-la e trazê-la de volta para sua casa. Ela o leva até seu pai, que manifesta grande alegria em ver o “genro” reatando o relacionamento. O sogro insiste para que fiquem em sua casa, e no 5o. dia, após comerem, beberem e conversarem bastante, resolvem partir. Já era tarde (v.3-10).

Chegaram em Jebus (Jerusalém), distante 8 km de Belém, após 2 horas de caminhada. Não quiseram ficar na cidade, por estar sob controle dos jebuseus. Seguiram viagem até Gibeá, a 5,6 km, terra do benjamitas, achando que seria mais seguro. Já estava escurecendo. Ficaram na praça, aguardando que oferecessem hospedagem. Um senhor idoso, de Efraim, mas morador de Gibeá, ofereceu a casa para eles passarem a noite, pois não era seguro dormir na praça (v.11-21).

Enquanto conversavam e se alimentavam, um grupo de homens perversos, filhos de Belial (inúteis) da cidade cercaram a casa e mandaram que o levita saísse para que pudessem abusar dele (algo parecido com Ló hospedando os anjos em sua casa – Gênesis 19:8). O dono da casa oferece-lhes sua filha e a concubina, mas não aceitam. O levita que deveria proteger sua mulher, a empurra para fora da casa. Os homens abusaram dela a noite toda. Quando o sol amanheceu eles a largaram e ela voltou para a casa onde estava o marido, e caiu morta junto a porta (v.22-26).

Pela manhã, o levita colocou a mulher sobre um jumento e foi para sua casa. Cortou o corpo dela em pedaços, e enviou uma parte para cada tribo de Israel. Todas as tribos ficaram chocadas com o que viram, pois nunca tinham presenciado um crime tão horrível. Em Juízes 20 veremos qual foi a atitude deles diante do fato (v.27-30).

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA