Satanás se levantou contra Israel e incitou a Davi a levantar um censo. I Crônicas 21:1

Em I Crônicas 21, Deus abençoou ricamente a Davi e trouxe prosperidade a Israel. Mas, Satanás se esforçou para convencer Davi que suas vitórias eram resultado de suas próprias proezas e do poderio militar da nação. Apesar de II Samuel 24:1 dizer que “o SENHOR se irou e incitou Davi a fazer o censo”, Deus não impediu a Davi, cheio de orgulho e autossuficiência, ser induzido pelo inimigo de fazer o censo. Davi queria saber qual o tamanho de seu exército, ao invés de se preocupar com “qual o tamanho de Seu Deus” (v.1).

Joabe tentou dissuadi-lo de fazer o censo, porém Davi prevaleceu. Joabe fez o levantamento e trouxe a Davi: havia em Israel 1,1 milhões que puxavam da espada, e em Judá 470 mil, porém os de Levi e Benjamim não foram contados, porque a ordem do rei foi abominável a Joabe (v.2-6).

Isso desagradou a Deus, pelo que feriu a Israel. Davi reconheceu seu pecado quando Gade, o vidente, o procurou para que escolhesse o castigo pelo seu erro. Eis as três opções:

  1. três anos de fome;
  2. três meses de destruição pela espada dos inimigos;
  3. três dias de praga intensa, durante os quais o anjo do SENHOR traria devastação sobre Israel (v.7-12).

Não era fácil a escolha, mas Davi optou por cair nas mãos do SENHOR, porque muitíssimas são as suas misericórdias. Mais de 70 mil israelitas morreram diante do Anjo do SENHOR. Deus, em Sua misericórdia deu um basta na matança. Davi se humilhou ao ver o anjo do Senhor com a espada desembainhada estendida sobre Jerusalém. Se vestiu de saco e orou à Deus: “Fui eu que pequei… o povo é inocente… que Tua ira caia sobre mim e minha família…”  (v.13-17).

Deus mandou, através de Gade, que Davi erguesse um altar na eira de Araúna, onde estava o anjo do SENHOR, e ali oferecesse holocaustos e sacrifícios pacíficos. Davi comprou a eira por 600 siclos de ouro e ofereceu holocaustos conforme determinado, e Deus respondeu com fogo do céu sobre o altar do holocausto (v.18-27).

Deus é misericordioso, mas também é justo. Precisamos aprender mais sobre os Seus planos, através do estudo de Sua Palavra. Assim não permitiremos que Satanás desvie a nossa atenção dos caminhos do Senhor.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA