Assim, Jotão foi se tornando mais poderoso, porque dirigia os seus caminhos segundo a vontade do SENHOR, seu Deus. – II Crônicas 27:6

Em II Crônicas 27, Jotão substituiu seu pai, Uzias, após o mesmo ter sido acometido de lepra, por ter entrado no templo, querendo executar atribuições que apenas os sacerdotes poderiam fazer (II Crônicas 26:16-19).

Começou reinar aos 25 anos e reinou durante 16 anos. “Fez o que era reto perante o SENHOR, segundo tudo o que fizera seu pai, exceto de que não entrou no tempo do SENHOR”. Mas apesar de sua disposição em seguir ao SENHOR, ele não destruiu os santuários idólatras de Judá, e o povo continuou a oferecer incenso nesses lugares (II Reis 15:32-38). Eles “continuavam na prática do mal”, (v.1-2).

Fez diversas edificações, como reparos no muro, sobre o monte Ofel, construiu cidades na região montanhosa de Judá, edificou fortalezas e torres nos bosques. Também guerreou contra os amonitas, provavelmente por eles terem parado de pagar tributos, quando da morte de seu pai, mas Jotão os subjugou novamente e eles voltaram a pagar tributos à Judá, em prata (3.500 kg por ano), trigo e cevada (v.3-5).

O rei Jotão se tornou poderoso porque teve o cuidado de viver em obediência ao Senhor. Após a sua morte, foi substituido por seu filho Acaz (v.6-9).

A sua dedicação ao SENHOR fez com que os seus caminhos prosperassem. Seguir os planos de Deus, ao invés dos nossos, é a indicação de que nossos caminhos também vão prosperar. Experimente priorizar fazer a vontade de Deus em sua vida, e sinta a diferença.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA