Naquele dia, o Senhor, seu Deus, salvará seu povo, como o pastor salva suas ovelhas. Zacarias 9:16

Em Zacarias 9 o Senhor, através de Seu profeta, promete defender o Seu povo contra as investidas das nações inimigas. Sião é exortada a se alegrar com a vinda do Messias e com Seu reino pacífico. Também apresenta promessas divinas de vitória e proteção.

Julgamento contra os inimigos de Israel (v.1-8):
Esta é a sentença do Senhor contra a terra de Hadraque e a cidade de Damasco, pois os olhos da humanidade, incluindo os de todas as tribos de Israel, estão voltados para o Senhor. A destruição é garantida para Hamate, perto de Damasco, e para as cidades de Tiro e Sidom, embora sejam tão astutas. Tiro construiu fortalezas e tornou a prata e o ouro tão comuns quanto o pó e a lama nas ruas. Mas o Senhor despojará Tiro de seus bens e lançará suas fortalezas no mar; a cidade será consumida pelo fogo.
Ascalom verá a queda de Tiro e se encherá de medo. Gaza tremerá de pavor, e o mesmo acontecerá a Ecrom, pois sua esperança será frustrada. O rei de Gaza será morto, e Ascalom ficará deserta;
estrangeiros ocuparão Asdode. Sim, acabarei com o orgulho dos filisteus; arrancarei de sua boca a carne com sangue e de seus dentes tirarei os detestáveis sacrifícios.
Então os filisteus que sobreviverem adorarão o nosso Deus e se tornarão uma nova família em Judá. Os filisteus de Ecrom se unirão ao meu povo, como fizeram em outros tempos os jebuseus (I Reis 9:20-21). Acampar-Me-ei ao redor da Minha casa para defendê-la contra forças militantes. Nunca mais estrangeiros opressores invadirão a terra de meu povo, pois agora eu a vigio de perto.
A vinda do rei de Sião (v.9-17):
Alegre-se, ó povo de Sião! Exulte, ó preciosa Jerusalém! Vejam, seu rei está chegando (o Messias); ele é justo e vitorioso, mas também é humilde e vem montado num jumento, num jumentinho, cria de jumenta. Removerei de Israel os carros de guerra e, de Jerusalém, os cavalos. Destruirei as armas usadas na batalha, e seu rei trará paz às nações. Seu reino se estenderá de um mar a outro e do rio Eufrates até os confins da terra.
Por causa da aliança que fiz com vocês (no Éden – Gen. 3:15, renovada com Abraão – Gen. 22:18) aliança selada com sangue, livrarei seus prisioneiros da morte em um poço sem água. Voltem para a fortaleza, todos vocês prisioneiros que ainda têm esperança! Hoje mesmo proclamo que lhes darei o dobro do que perderam.
Judá é meu arco, e Israel, minha flecha. Os filhos de Sião são minha espada, e, como um guerreiro, eu a empunharei contra os gregos. O Senhor aparecerá sobre seu povo; suas flechas sairão como relâmpagos! O Senhor Soberano tocará a trombeta e atacará como um redemoinho vindo do sul.
O Senhor dos Exércitos os protegerá, e eles lançarão pedras contra seus inimigos e os derrotarão. Gritarão na batalha, como se estivessem embriagados de vinho; ficarão cheios de sangue, como uma bacia, cobertos de sangue, como os cantos do altar.
Naquele dia, o Senhor, seu Deus, salvará seu povo, como o pastor salva suas ovelhas. Eles brilharão em sua terra como joias numa coroa.
Ah, como serão belos e maravilhosos! A fartura de trigo dará vigor aos rapazes, e o vinho novo fará florescer as moças.

Deus promete vingar Seu povo sofrido, aniquilando as nações invasoras. e restaurando Israel, com a vinda do Messias, conforme aliança feita desde a transgressão no Éden. Mas, isso não ocorre devido ao povo não permanecer fiel as orientações de Deus.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA