Consultou Saul ao SENHOR, porém o SENHOR não lhe respondeu, nem por sonhos, nem por Urim, nem por profetas. – I Samuel 28:6
Em I Samuel 28, Saul, desesperado diante do imenso exercito filisteu, e não obtendo resposta de Deus quanto ao que fazer, buscou na necromancia (falar com mortos), alguma orientação sobre como proceder. Informado por seus conselheiros que havia uma médium em En-Dor, se disfarçou e foi com alguns de seus homens consultar a mulher. Deus ainda usou a medium para lhe lembrar que o próprio rei havia proibido essas pessoas de atuarem em Israel, e que ela corria risco de vida. Ele insistiu que ela fizesse o seu trabalho, e que chamasse dentre os mortos a Samuel (v.1-11).
A necromancia era abominável por Deus (Leviticos 19:31), e Ele não respondeu a consulta de Saul, então quem estaria se passando por Samuel, e revelando coisas passadas e prevendo o futuro? Em Eclesiastes 9:5-6 os mortos não sabem coisa alguma. Em II Corintios 11:14, Satanás se faz passar por anjo de luz, portanto ele se fazia passar por Samuel. Ele está sempre pronto para influenciar as pessoas, se fazendo passar por entes queridos já falecidos.
Ao “ver” um vulto aparecendo, a médiu gritou que Saul a enganara.Após uma breve descrição do vulto, Saul deduziu que seria Samuel e se curvou diante do suposto Samuel e lhe falou de sua angustia. O vulto o repreendeu e o avisou de que o Senhor já não era mais com ele, e Davi seria o próximo rei de Israel. Também falou que amanhã Saul e seus filhos seriam mortos na batalha (v.12-19).
Pelos erros de Saul, Deus se afastou e imediatamente um espirito maligno se apossou dele. Agora esse mesmo espirito o induz a procurar por algo que lhe é familiar – a necromancia. Precisamos conhecer a Palavra de Deus, para não sermos influenciados por Satanás e seus anjos, pois nos tempos finais, farão tão grandes sinais, e até fogo do céu farão acontecer (Apoc.13:13-14).

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA