Com o teu auxílio, vencemos os nossos inimigos, em teu nome, calcamos aos pés os que se levantam contra nós.  Salmo 44:5

Não se pode dizer com precisão quem foi o autor deste salmo nem em que época foi escrito. Possivelmente tenha sido no tempo da invasão dos assírios e o autor tenha sido o rei Ezequias. Uma coisa é certa, Israel estava com os dias contados. O inimigo não era imaginário. Era real e estava próximo e o povo de Deus não sabia o que fazer, e nem para onde ir.

Todos os dias você e eu enfrentamos situações parecidas. Inimigos de todos os tipos rodeiam a nossa vida. A enfermidade, o desemprego, a rejeição, a desintegração da família. Enfim. Não são inimigos imaginários. Estão bem aí diante de nós.

Ezequias sabia em quem depositar a confiança. Se você ler os cinco primeiros versos deste salmo contará pelo menos oito vezes o pronome ‘Tu’, e ‘Teu’. O autor está falando de Deus; “Suas mãos são ativas, Seu braço, poderoso, Seu rosto fulgurante. Ele é o rei, auxiliador e Seu nome é poderoso”. Precisa ter medo estando escondido nas mãos de um Deus assim?

Mas o texto de hoje diz: “Com o teu auxílio venceremos.” Ezequias não deixa toda a responsabilidade da vitória com Deus. Ele sabe que existe uma participação humana. Qual é a responsabilidade da criatura? Aceitar. Permitir que Deus opere em nós e através de nós, as suas grandes obras de vitória.

A maior luta a ser vencida não é contra os inimigos exteriores. O maior e mais perigoso inimigo  está dentro de nós. É  a indômita criatura que não gosta de submeter-se ao controle divino. Preferimos lutar, agonizando, sangrando, e exaustos, mas continuamos lutando até cairmos impotentes em algum canto da vida.

Ezequias aprendeu a confiar em Deus. Não foi fácil para ele. Nunca foi fácil para ninguém, mas, finalmente entendeu que sozinho estaria perdido.

Quem se levantou contra você? É hoje um desses dias em que tudo parece nebuloso na sua vida? Você abre a janela do seu coração e vê um exército ameaçador pronto a derrotá-lo? Não tema! A bíblia é a história da libertação do homem. Ela mostra um Deus sempre ativo e disposto a intervir na vida dos Seus filhos, se, estes lhe permitem. Por isso, hoje, repita com convicção: “Com o teu auxílio, venceremos os nossos inimigos.”                          Alejandro Bullón, Janelas para a vida, MM 2007, CPB

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA