Então, ouvi uma voz do céu, dizendo: Escreve: Bem-aventurados os mortos que, desde agora, morrem no Senhor. Sim, diz o Espírito, para que descansem das suas fadigas, pois as suas obras os acompanham. Apocalipse 14:13

No chão da igreja de St. Thomas, em Leipzig, Alemanha, é possível ver uma placa de bronze com a inscrição “Johann Sebastian Bach”, marcando o local onde ele foi enterrado. É apenas um nome, mas ele fala por si só, evocando memórias do grande compositor e de seu legado musical extraordinário para a humanidade.

É interessante notar que, no dia 28 de julho, dois influentes ícones da música barroca faleceram. O primeiro foi o compositor italiano e virtuoso violinista Antonio Vivaldi (1678-1741), que morreu em Viena, no dia 28 de julho de 1741. Ele produziu cerca de 500 concertos, inclusive a famosa obra As Quatro Estações, para violino e orquestra de câmara. O segundo foi o compositor e músico alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750), que morreu em Leipzig, Alemanha, no dia 28 de julho de 1750. Especialistas dizem que há hoje 1.128 peças musicais de Bach disponíveis. Muitas outras se perderam. Consegue imaginar quantas pessoas tocaram ou, pelo menos, apreciaram as obras desses dois compositores? Eles morreram há muito tempo, mas “as suas obras os acompanham”.

Talvez você não se torne tão famoso quanto Vivaldi e Bach, mas sua influência é mais importante do que provavelmente você reconheça. Reflita nesta declaração: “Quão pouco sabem acerca da influência de seus atos diários sobre a vida de outros. Talvez suponham que o que digam ou façam não tem muita influência, quando importantíssimos são os resultados de nossas palavras e ações para o bem ou para o mal. Atos e expressões considerados diminutos e insignificantes são elos na longa cadeia dos acontecimentos humanos” (Testemunhos Para a Igreja, vol. 3, p. 542). Deus leva em conta a “influência exercida, para o bem ou para o mal”, bem como os “resultados de vasto alcance” (O Grande Conflito, p. 482).

Se seu nome um dia aparecer em uma placa de bronze como a que vi na igreja de St. Thomas, de que você acha que as pessoas lembrariam ao pensar em você? Qual é o legado de sua vida? Qualquer que seja nosso nível de influência, todos somos chamados a exercer influência salvadora sobre todos ao nosso redor. Minha esperança é que todos aqueles que seguirem nossas pegadas sejam conduzidos ao reino eterno!                                    Alberto Timm, Um dia inesquecível, MM 2018, CPB

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA