Graças a Deus, que nos dá a vitória por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 15:57

Faz algum tempo, recebi uma mensagem de um jovem amigo virtual para encontrar um verso bíblico que fundamentasse a ideia de que somente conseguimos vencer a luta contra o pecado porque Cristo venceu. Ele justificou que isso facilitaria o diálogo com pessoas que enfatizam o aspecto de que somos habilitados a vencer como Cristo venceu.

Penso que, em oração e humildade, podemos buscar a compreensão sobre esse tema, seguindo o caminho do equilíbrio apontado pelas Escrituras. Na Primeira Carta aos Coríntios (capítulo 15), por exemplo, Paulo esclareceu que, assim como Cristo ressuscitou, também ressuscitarão todos quantos O aceitaram como Salvador. Sem essa certeza, nada temos para crer, nada a anunciar. Um dia, por ocasião da vinda de Cristo, a morte perderá o domínio que o pecado lhe possibilitou. Também por haver possibilitado à morte esse domínio, devemos abominar o pecado e mortificá-lo em nossa vida diariamente. Isso podemos fazer somente por Jesus Cristo.

Ellen White também nos ajuda a compreender a questão. “É unicamente por meio da obediência e de contínuo esforço que havemos de vencer como Cristo venceu” (Testemunhos Para a Igreja, v. 3, p. 491). De fato, Cristo venceu as tentações porque foi inteiramente dependente do Pai. Nosso esforço também deve estar em depender unicamente Dele para uma vida de obediência. Do contrário, tudo será em vão.

“Muitos pensam que devem fazer sozinhos uma parte do trabalho. Confiaram em Cristo para o perdão de seus pecados, mas agora procuram viver retamente através dos próprios esforços. Mas esse esforço é em vão” (Caminho a Cristo, p. 69). A mesma graça pela qual Ele nos salvou nos acompanha na experiência de um relacionamento cada vez mais estreito com Ele, o que implica a transformação de nosso caráter, cuja plenitude se dará na glorificação final. Somente então seremos sem pecado e para sempre vencedores, assim como Ele é.

Entre os versos que enviei para meu amigo estava este: “Se alguém permanecer em Mim e Eu nele, esse dará muito fruto; pois sem Mim vocês não podem fazer coisa alguma” (Jo 15:5, NVI). É assim que o Senhor partilha conosco Sua vitória. Sem a graça divina não podemos dar um único passo na caminhada cristã.

Zinaldo A. Santos, MM 2020, CPB

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA