Acaso não há bálsamo em Gileade? Ou não há lá médico? Jeremias 8:22

Na Bíblia, o nome Gileade identifica um dos filhos de Maquir e neto de Manassés (Nm 26:29, 30; Js 17:1), o pai de Jefté (Jz 11:1) e também um dos descendentes de Gade (1Cr 5:14). Fazendo jus ao significado hebraico do nome (Gil’ad, “região montanhosa”), Gileade é um território pedregoso e montanhoso ao oriente do Jordão, rico em florestas, pastagens e goma aromática. Atualmente, compreende a parte Noroeste do reino da Jordânia.

Caravanas, comerciantes ricos, emissários reais e pessoas comuns iam a Gileade em busca do famoso bálsamo ali produzido. Dotado de propriedades medicinais, era um produto caro, adquirido por muitos com certo sacrifício. Mulheres, principalmente egípcias, o adquiriam para perfumar a casa e o corpo.

A região era rica, mas Judá estava espiritualmente pobre. A nação caíra em apostasia. O povo estava disperso e não se preocupava em adorar o verdadeiro Deus. Líderes e sacerdotes estavam contaminados pela prática da idolatria e desprezavam a lei divina, tornando inútil o trabalho dos escribas em copiá-la e reproduzi-la. Hipócritas e orgulhosos, proclamavam: “Paz! Paz!”, quando ela estava longe de existir naquele ambiente. Faziam grandes esforços para adquirir bálsamo a fim de honrar os deuses pagãos aos quais se voltaram, enquanto ignoravam o Deus verdadeiro.

Espiritualmente enfermos, encontravam cura para as doenças físicas, mas não buscavam cura espiritual porque, nesse sentido, não se reconheciam doentes. No entanto, a cura estava disponível na fonte correta, legítima, assim como está hoje em Jesus, o bálsamo para as feridas da alma.

Não aceite imitações! Medicamentos falsificados não raro levam à fatalidade. Para seus consumidores, perfumes ilegítimos significam prejuízo. Remédios falsos oferecidos pelo mundo geralmente causam efeitos colaterais que agravam as doenças espirituais. De igual modo, produtos espúrios recomendados para maquiagem exterior podem fazer nada menos que ampliar a mancha do pecado. Em todos os casos, mergulhamos em um vazio sem fim, caso não seja buscada em tempo a solução provida pelo bálsamo legítimo – o da graça perdoadora e restauradora de Cristo Jesus.

Tudo o que Israel devia fazer era se arrepender e voltar para Deus. Nenhum tipo de rebelião era tão grave que o afastasse para longe do alcance da cura espiritual. Esse ainda é o mesmo caminho oferecido a mim e a você.

Zinaldo A. Santos, De Coração a Coração, MM 2020, CPB

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA