Os bens que facilmente se ganham, esses diminuem, mas o que ajunta a força do trabalho terá aumento. Provérbios 13:11

Em agosto de dois mil e cinco, um grupo de ladrões cavou um túnel durante três meses e levou quarenta milhões de dólares, em moeda nacional, do Banco Central na cidade de Fortaleza, Brasil. Algumas semanas depois, o chefe da gangue foi seqüestrado, torturado e morto por desconhecidos.  Perdeu o dinheiro e também a vida.

O texto de hoje descreve a fragilidade ou a inutilidade do dinheiro ganho facilmente.

Pessoas sábias seguem um caminho melhor, obedecem ao conselho divino. O conselho de Deus hoje, na Nova Versão Internacional da Bíblia, em inglês, diz: “Dinheiro desonesto, voa, mas aquele que junta o dinheiro pouco a pouco o faz crescer”.

Há duas expressões que devem ser consideradas: “Trabalho” e “pouco a pouco”.  O trabalho é um dos poucos caminhos honestos para conseguir dinheiro.  Outros poderiam ser: a herança ou algum presente oferecido por amor.  Peça a Deus força, saúde, iniciativa, diligência e laboriosidade.  O resultado disso será o dinheiro.  O trabalho é a maior bênção outorgada por Deus ao ser humano.

A expressão “pouco a pouco” é talvez a mais difícil de ser compreendida e aceita. A natureza humana é apressada e imediatista.  Quer tudo hoje, aqui e agora. Talvez por causa da fugacidade e fragilidade da própria vida. Quem sabe pela ansiedade atrelada ao desejo de realização imediata.  Não importa.  A realidade é que não temos paciência para esperar.  A expressão “pouco a pouco” não encaixa em na vertiginosa maneira de ver a vida”.

E no entanto, o plano divino para a criatura está determinado pelo “pouco a pouco”.  Você não cresce de um dia para outro.  Não emagrece como resultado de uma fórmula mágica.  Não envelhece em um dia, nem sara em um minuto.  Nada acontece em fração de segundos.  A vida e a natureza estão assinaladas pelo “pouco a pouco”.  Só deste modo se constrói uma fortuna.

Senhor, ensina-me a ser paciente, a ver nascer e morrer o sol de todo o dia. Viver hoje,  cumprir minha missão agora e a esperar que os resultados apareçam naturalmente.  Faça, sua esta oração, porque “os bens que facilmente se ganham esses diminuem, mas o que ajunta a força do trabalho, terá aumento”.                                                                      Alejandro Bullón, Janelas para a vida, MM 2007, CPB

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA