Porque, esta mesma noite, um anjo de Deus, de quem eu sou e a quem sirvo, esteve comigo, dizendo: Paulo, não temas! É preciso que compareças perante César, e eis que Deus, por Sua graça, te deu todos quantos navegam contigo.  Atos 27:23, 24

A história tem sido moldada por pessoas de fortes convicções e ousadia, que não se deixam envergonhar, como no caso do apóstolo Paulo. Ele escreveu aos cristãos em Roma: “Pois não me envergonho do evangelho” (Rm 1:16). Para os líderes da igreja de Éfeso, declarou que estava tão comprometido em “testemunhar o evangelho da graça de Deus” que não considerava nem a própria vida preciosa para si mesmo (At 20:24). Seus ensinos eram confirmados por seu exemplo de vida, como na ocasião em que apelou a César (At 25:11, 12).

O César ou imperador romano a quem Paulo apelou foi ninguém menos que o poderoso e cruel Nero (37-68 d.C.). No livro Atos dos Apóstolos (p. 492-513), Ellen White narrou o julgamento do apóstolo perante o imperador cujo nome fazia o mundo tremer. Naquela hora crucial, o destemido missionário foi deixado sozinho, sem ninguém ao seu lado (2Tm 4:16, 17). Que contraste gritante entre um dos mais degradados governantes de todos os tempos e um dos maiores cristãos de todos os tempos! Paulo apresentou convincentemente as verdades do evangelho e do juízo divino. Por um instante, o coração de Nero foi tocado pela mensagem cristã.

Poucos anos depois, os dois homens selaram para si destinos opostos. Em 67 d.C., Nero sentenciou Paulo à decapitação, e o apóstolo entregou a vida com a total certeza de que um dia ressuscitaria dos mortos para receber a “coroa da justiça” (2Tm 4:6-8). Depois de instabilizar a própria classe dominante e os comandantes de seu exército, Nero fugiu de Roma em pânico e cometeu suicídio em 9 de junho de 68 d.C., sem esperança de salvação.

Ellen White afirmou: “O que a igreja necessita nestes dias de perigo é de um exército de obreiros que, como Paulo, se tenham educado para utilidade, que tenham uma profunda experiência nas coisas de Deus, e que sejam cheios de fervor e zelo. Necessita-se de homens santificados e abnegados; homens que não se esquivem a provas e responsabilidades; homens que sejam corajosos e verdadeiros” (Atos dos Apóstolos, p. 507). Você está disposto a ser uma pessoa assim?                                                  Alberto Timm, Um dia inesquecível, MM 2018, CPB

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA