10 Lições de Vencedores
Com base em reportagem da Revista Veja (30/11/2011).
As estatísticas mostram que:
– A cada semana são abertas 10.000 novas empresas e sobrevivem…
73% no primeiro ano
63% no segundo ano
54% no terceiro ano
50% no quarto ano
42% no quinto ano
Existem no pais quase 6 milhões de pequenos e microempresários, responsáveis por estimados 15 milhões de empregos formais, divididos da seguinte forma:
– 1,8 milhão de microempreendedores individuais com faturamento anual de ate 36.000,00;
– 3,4 milhóes de microempresas com faturamento anual de ate 360.000,00 reais;
– 510.000 pequenas empresas com faturamento anual de ate 3,6 milhoes de reais.
Juntas elas respondem por:
– 98% do total de empresas;
– 54% dos empregos formais do setor privado;
– 20% do PIB;
– 01% das exportações.
Vamos as dicas de empresários que sobreviveram ao quinto ano:
01 – Não tenha medo de assumir riscos;
02 – Não tente fazer tudo sozinho;
03 – Inovação sem gestão, não garante o sucesso;
04 – Pesquise a fundo a concorrência;
05 – Fique atento as novidades do mercado;
06 – Não se prenda a uma única idéia;
07 – Planeje para voar mais alto;
08 – Trace metas e seja competitivo;
09 – Descubra uma necessidade e saiba preenche-la;
10 – Faça direito, pois vale a pena.
O MAPA DA MINA
Toda empresa bem sucedida, de uma pizzaria de bairro a uma grande multinacional, possui uma estratégia. Definir corretamente o plano de ação para um investimento é vital para a sobrevivência do empreendimento e para a sua lucratividade.
PLANO DE NEGOCIO
01 – Analise da conjuntura – estudar as perspectivas para a economia e as tendências do mercado em que se vai atuar;
– Analise da empresa – Determinar os pontos fortes e as fragilidades da empresa em relação aos concorrentes;
02 – Oportunidades – a partir da analise inicial, escolher o investimento que será feito;
03 – Objetivos – definir metas que devem ser atingidas pelo investimento;
04 – Ação – determinar os 4 P`s do marketing:
Produto – o que será vendido
Preço – o valor de venda
Praça – distribuição e pontos de venda
Promoção – divulgação
05 – Controle – assegurar que o plano seja seguido a risca.

comandante-rolim-tam

COMPARTILHAR
Artigo anterior19 – Salmos
Próximo artigo20 – Provérbios
Alipio de Almeida, 57 anos, casado desde 1974. Agora, em 2016, estou com 65 anos. Pai de 3 filhos queridos, e bem casados, já tenho 5 netos, mais uma a caminho, e tenho um cachorro doidão, o Freud. Administrador de empresas e analista de sistemas, aposentado. Proprietario orgulhoso de um Logan 1.6 2009. Aguardando ansiosamente pela volta de Jesus.