10 Lições de Vencedores, Com base em reportagem da Revista Veja (30/11/2011).
As estatísticas mostram que:
– A cada semana são abertas 10.000 novas empresas e sobrevivem:                  73% no primeiro ano                                                                                                    63% no segundo ano                                                                                                    54% no terceiro ano                                                                                                    50% no quarto ano                                                                                                        42% no quinto ano
Existem no pais quase 6 milhões de pequenos e microempresários, responsáveis por estimados 15 milhões de empregos formais, divididos da seguinte forma:                                                                                                              1,8 milhão de microempreendedores individuais com faturamento                anual de até R$ 36.000,00;                                                                                    3,4 milhões de microempresas com faturamento anual de até R$                   360.000,00;                                                                                                                  510.000 pequenas empresas com faturamento anual de ate R$ 3,6                   milhões;
Juntas elas respondem por:                                                                                            98% do total de empresas;                                                                                          54% dos empregos formais do setor privado;                                                      20% do PIB;                                                                                                                      01% das exportações.
Vamos as dicas de empresários que sobreviveram ao quinto ano:
01 – Não tenha medo de assumir riscos;
02 – Não tente fazer tudo sozinho;
03 – Inovação sem gestão, não garante o sucesso;
04 – Pesquise a fundo a concorrência;
05 – Fique atento as novidades do mercado;
06 – Não se prenda a uma única idéia;
07 – Planeje para voar mais alto;
08 – Trace metas e seja competitivo;
09 – Descubra uma necessidade e saiba preenche-la;
10 – Faça direito, pois vale a pena.
O MAPA DA MINA
Toda empresa bem sucedida, de uma pizzaria de bairro a uma grande multinacional, possui uma estratégia. Definir corretamente o plano de ação para um investimento é vital para a sobrevivência do empreendimento e para a sua lucratividade.
PLANO DE NEGOCIO
01 – Analise da conjuntura – estudar as perspectivas para a economia e as tendências do mercado em que se vai atuar;
– Analise da empresa – Determinar os pontos fortes e as fragilidades da empresa em relação aos concorrentes;
02 – Oportunidades – a partir da analise inicial, escolher o investimento que será feito;
03 – Objetivos – definir metas que devem ser atingidas pelo investimento;
04 – Ação – determinar os 4 P`s do marketing:
Produto – o que será vendido
Preço – o valor de venda
Praça – distribuição e pontos de venda
Promoção – divulgação
05 – Controle – assegurar que o plano seja seguido a risca.

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