A ora-pro-nobis, ou Pereskia aculeata, é uma cactácea folhosa, encontrada em muitas regiões no Brasil exceto o Norte, pois adapta-se melhor a climas mais secos. As mudas, no entanto, precisam de um pouco mais de umidade. 

As partes utilizadas são as folhas, que são compostas de: 20% proteinas, 40% Beta-sitosterol, Cálcio, Fósforo, Ferro, Vitaminas A, B e C.

Na nossa nutrição, esta erva oferece os seguintes benefícios: fonte de vitaminas, minerais e grande quantidade de proteínas. Também reduz o colesterol e diabetes.

A ora-pro-nobis ainda possui outros efeitos positivos no nosso organismo, com ações: anti-inflamatória, antioxidante, cicatrizante (no caso de úlceras), potencial antinociceptivo (redução na capacidade de perceber a dor, em situações de emergência), emoliente, no caso de recuperação de queimaduras.

Por seu valor nutricional, vitamínico e mineral (por exemplo, o ferro), a ora-pro-nobis é indicada para: suplementação nutricional (em dietas veganas ou vegetarianas), anemia, fortalecimento do sistema imunológico, auxilio nos processos digestivos e intestinais (devido suas fibras), controle de diabetes e de colesterol.

Devido às suas ações anti-inflamatórias e antioxidantes, esta erva auxilia na prevenção de: aterosclerose, câncer, úlceras, inflamações. Também é usada nos casos de: cistite, queimaduras, convalescenças e problemas de pele.

Essa planta é utilizada como alimento há muitos anos, tanto que não existem relatos científicos de toxicidade e nem há contraindicações conhecidas ou descritas. Qualquer um pode consumi-la e aproveitar de seus valores nutricionais, sendo vegetariano/vegano ou não!

Eu costumo utilizar umas 5 folhas picadas junto com a salada.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA