A saúde do povo de Deus no tempo do fim

O objetivo deste artigo é apresentar, da perspectiva da Bíblia e dos escritos de Ellen White, o estilo de vida saudável que Deus recomenda ao Seu povo no tempo do fim. O texto está dividido em três seções. Primeiro, expõe o estilo de vida inovador e revolucionário que o Senhor indicou a Israel em preparação para sua entrada em Canaã. Na sequência, discorre sobre o estilo de vida recomendado por Deus, conforme foi ensinado por Ellen White, encontrado na mensagem adventista de saúde. Finalmente, o artigo propõe uma reflexão sobre o estilo de vida saudável recomendado por Deus à Sua igreja, enquanto ela trabalha preparando um povo para a volta de Cristo e sua entrada na Canaã celestial.

Princípios bíblicos de vida saudável

Depois que Deus libertou Israel de maneira sobrenatural da escravidão do Egito, Moisés e o povo louvaram seu Libertador (Êx 15:1-21). Eles cantaram sobre o amor e o poder ilimitados do Senhor, “glorificado em santidade, terrível em feitos gloriosos, que operas maravilhas” (v. 11).

No entanto, o povo mudou repentinamente (Êx 15:22-25), depois de sofrer uma dupla frustração. Primeiro, não encontrou água por três dias; segundo, quando encontrou água, ela estava imprópria para o consumo. O Israel liberto, mas desidratado, perdeu a confiança em seu Libertador e apresentou uma queixa contra Moisés. Novamente, Deus solucionou o problema de Seu povo. Ele indicou a planta que tornaria potável a água contaminada, e Israel pôde saciar sua sede. Em Mara, as águas amargas foram transformadas em água doce. Então o Senhor “deu-lhes ali estatutos e uma ordenação, e ali os provou” (v. 25).

Observe que, nesse contexto de purificação milagrosa da água por meio de um recurso natural, Deus anunciou um sistema de saúde e propôs um estilo de vida que teria como recompensa a proteção e prevenção de doenças, bem como a sanidade e promoção da saúde: “Se ouvires atento a voz do Senhor, teu Deus, e fizeres o que é reto diante dos Seus olhos, e deres ouvido aos Seus mandamentos, e guardares todos os Seus estatutos, nenhuma enfermidade virá sobre ti, das que enviei sobre os egípcios; pois Eu sou o Senhor, que te sara” (Êx 15:26). Depois de dar a Israel essa promessa, o povo continuou viajando e, em Elim, foi abençoado ao encontrar 12 fontes e 70 palmeiras (Êx 15:27).

Essa orientação divina, que constitui um mandamento com promessa, é a base do sistema de saúde e do estilo de vida saudável proposto por Ele a Seu povo. Deus afirma que a dinâmica de saúde ou doença depende em grande parte da adesão ou não adesão às Suas leis. A saúde é a recompensa pela obediência, enquanto a doença é o resultado da desobediência.

O estilo de vida que o Senhor propõe ao Seu povo é “escute atentamente”, “faça a coisa certa”, “ouça Suas leis naturais e espirituais” e viva de acordo com elas. Essa mesma proposta foi repetida por Moisés antes que Israel entrasse em Canaã: “Será, pois, que, se, ouvindo estes juízos, os guardares e cumprires, […] o Senhor afastará de ti toda enfermidade; sobre ti não porá nenhuma das doenças malignas dos egípcios, que bem sabes; antes, as porá sobre todos os que te odeiam” (Dt 7:12, 15).

Em Deuteronômio 28 a 30, o tema se amplia. O resultado desse primeiro sistema de saúde organizado foi um sucesso. Quando os filhos de Deus confiaram na promessa e fizeram sua parte, “entre as suas tribos não havia um só inválido” (Sl 105:37). Ao viverem conforme o estilo de vida proposto pelo Senhor, baseado na total confiança em seu Criador e na obediência a Suas leis morais e naturais, foram recompensados com saúde plena.

No contexto histórico do século XV antes de Cristo, o sistema de saúde organizado por Deus e Sua proposta de estilo de vida para Seu povo eram revolucionários, extraordinários e únicos. Naquela época, as nações ao redor de Israel acreditavam que saúde e doença eram o resultado das interações de forças sobrenaturais que estavam além do controle humano. 1

Assim, as diferentes divindades lutavam entre si, e a humanidade colhia as consequências para o bem ou para o mal expressas frequentemente por meio da saúde ou doença. As pessoas, portanto, eram sujeitos passivos da distribuição de saúde e doença em suas populações. A elas restavam as seguintes atitudes: pacificar os deuses ou obter o favor deles por meio de sacrifícios que, às vezes, envolviam sacrifícios humanos; e proteger-se usando as artes, truques e rituais mágicos.

Nesse contexto, quão revolucionário foi o fato de que Deus colocou a dinâmica da saúde e da doença, em grande parte, nas mãos do povo! Saúde e doença, na abordagem divina, não dependiam de forças sobrenaturais ou divindades, mas de decisões e ações individuais em relação à adesão ou não às leis que o Criador havia estabelecido.

Mensagem adventista de saúde

O estilo de vida revelado por Deus a Israel antes de sua entrada em Canaã foi sistematizado e aplicado ao nosso tempo por intermédio do ministério de Ellen White. Isso é conhecido como reforma de saúde, mensagem de saúde ou mensagem adventista de saúde.O propósito de Deus em dar essa mensagem a Seu povo foi (1) “diminuir o sofrimento de nosso mundo”;(2) “purificar Sua igreja”, em preparação para a entrada na Canaã celestial;e (3) usá-la como cunha de entrada para a evangelização, pois “se virem que somos inteligentes com relação à saúde, estarão mais prontos a crer que somos corretos também em doutrinas bíblicas”.Esses três propósitos estão inseridos em um contexto escatológico.

O que envolve a mensagem de saúde? Envolve todo o estilo de vida; é uma mensagem muito ampla que abrange hábitos de saneamento e higiene, comportamento pessoal e modo de tratamento de enfermidades. Abrange todas as dimensões da vida, em todas as idades. Na mensagem de saúde não há lugar para enfatizar apenas um hábito em particular, mas todo o estilo de vida.

Aqui está um vislumbre do conteúdo da mensagem adventista de saúde. Começa com o cuidado das influências físicas e emocionais pré-natais da mãe na criança, que moldam sua mente e seu caráter;o peso adequado do bebê ao nascer, resultante da ingestão de alimentos mais nutritivos;e a importância da amamentação como alimento ideal na primeira fase da vida infantil.8

Depois, segue com a promoção de uma alimentação rica em cereais, frutas, nozes e verduras, preparados da maneira mais natural possível, cujo resultado é vigor físico e mental maior do que qualquer outra dieta.Além disso, a mensagem de saúde adventista enfatiza a importância da atividade física e seu impacto não apenas no aspecto físico, mas também nas dimensões mental e espiritual, ao afirmar que “tanto o vigor mental como o espiritual dependem em grande parte da força e atividade física”.10

Também promove o cuidado da saúde mental por meio de atitudes corretas: “Muito íntima é a relação que existe entre a mente e o corpo. […] Muitas das doenças sofridas pelos homens são resultado de depressão mental. Desgosto, ansiedade, descontentamento, remorso, culpa, desconfiança, todos tendem a consumir as forças vitais e a convidar a decadência e a morte.11

Ademais, a mensagem de saúde apoia a medicina, porque “Cristo é a verdadeira cabeça da profissão médica”,12 e fomenta a promoção da saúde pública, declarando que os profissionais da área devem capacitar pastores e membros da igreja sobre como mudar hábitos de saúde e ministrar tratamentos simples para curar as doenças, enquanto cumprem a missão.13

Por fim, a mensagem adventista de saúde ilustra a dinâmica da cura eficaz, ensinando que o paciente deve procurar a causa de sua doença, corrigi-la e cooperar com agentes naturais usados por Deus para sua restauração.14

O propósito fundamental dessa mensagem é levar as pessoas a alcançar vida plena. A vida abundante prometida por Jesus (Jo 10:10) é obtida por meio da aceitação e prática das orientações reveladas por Deus. Só Cristo dá às pessoas a salvação e a vida eterna e lhes acrescenta qualidade e quantidade de vida, quando elas vivem de maneira saudável.

Somente aqueles que foram transformados pela graça de Deus e capacitados por Seu Espírito conseguem viver um estilo de vida em harmonia com Suas leis naturais e morais. Jesus é “o Senhor que te sara” de Êxodo 15:26, que deu a mensagem de saúde a fim de contribuir para a preparação do caráter de Seu povo para esta vida e a vida futura. “O que quer que promova a saúde física promoverá o desenvolvimento de um espírito robusto e um caráter bem equilibrado.”15

Estilo de vida no tempo do fim

Deus apresentou orientações sobre saúde a Seu povo como parte da preparação para a entrada na Canaã terrestre. A dinâmica de saúde e doença dependia em grande parte do estilo de vida de Israel. O Senhor novamente apresenta essas orientações por meio da mensagem adventista de saúde, em preparação para a entrada na Canaã celestial e como meio eficaz para cumprir a missão de anunciar o evangelho a todas as pessoas (Mt 24:14).

Nestes dias em que os sinais anunciam a vinda de Jesus, a ciência corrobora o estilo de vida que o Senhor apresentou a Seu povo há 3.500 anos, demonstrando que a dinâmica de saúde e doença depende em grande parte da responsabilidade individual nas escolhas e práticas diárias; isto é, do ponto de vista bíblico, da adesão ou não adesão às leis de saúde dadas por Deus.

O Novo Testamento reforça o mesmo conceito ao dizer: “O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo” (1Ts 5:23). Assim, quando conservamos a saúde, todo o ser, incluindo a dimensão física, é santificado por Deus e preservado sem defeitos, o que sugere um estilo de vida saudável para ter uma vida plena e cumprir a missão.

O estilo de vida saudável proposto pelo Senhor é apropriado para o tempo do fim, e visa trazer alívio e bênção em meio ao sofrimento, saúde e cura em meio a pandemias globais incontroláveis. A mensagem adventista de saúde, que contribui para preparar o caráter daqueles que estão caminhando em direção à Canaã celestial, exige respeito em vez de zombaria, admiração em vez de desprezo, gratidão em vez de indiferença, amor e tato em sua promoção em vez de críticas e aspereza, e a decisão de aprender mais, mudar de atitude e praticar gradual e progressivamente suas orientações.

Referências:

1 Dorothy Porter, Health, Civilization and the State: A history of public health from ancient to modern times (Londres: Routledge, 1999). 2 Cesar Gálvez, Poder Para Cambiar: Los hábitos de salud de manera agradable y para siempre (Lima: Editorial Imprenta Union, 2002). 3 Ellen G. White, Conselhos Sobre Saúde (Casa Publicadora Brasileira, 2015), p. 443. 4 Ibid., p. 444. 5 Ellen G. White, Conselhos Sobre o Regime Alimentar (Casa Publicadora Brasileira, 2016), p. 76. 6 Ellen G. White, A Ciência do Bom Viver (Casa Publicadora Brasileira, 2015), p. 372. 7 Ellen G. White, Conselhos Sobre o Regime Alimentar, p. 219, 220. 8 Ellen G. White, A Ciência do Bom Viver, p. 383. 9 Ibid., p. 296. 10 Ellen G. White, Educação (Casa Publicadora Brasileira, 2016), p. 195. 11 Ellen G. White, A Ciência do Bom Viver, p. 241. 12 Ibid., p. 111. 13 Ellen G. White, Beneficência Social (Casa Publicadora Brasileira, 2012), p. 127. 14 Ellen G. White, A Ciência do Bom Viver, p. 112. 15 Ellen G. White, Educação, p. 195.

Um estilo de vida saudável inclui:
Manter comunhão diária com Deus por meio do estudo de Sua Palavra, da oração e do serviço ao próximo.
Praticar diariamente atividade física
moderada/aeróbica por 35 a 45 minutos.
Dormir pelo menos 8 horas por noite.
Tomar um bom desjejum e evitar jantar muito tarde.
Evitar o consumo de alimentos cárneos, processados, doces, fritos e salgados, incluindo refrigerantes e sucos artificiais.
Consumir generosamente água, cereais integrais, grãos,
nozes, frutas, tubérculos e uma variedade de vegetais crus
e cozidos, preparados da maneira mais natural possível.
Cuidar da saúde mental, gerenciando
adequadamente o estresse e a depressão.
Superar vícios por substâncias ou comportamentos
destrutivos pelo poder de Deus e por meio de
atendimento psicológico.

Cesar Gálvez, diretor da Escola de Pós-graduação da Universidade Peruana União

Revista Ministério, jul-Ago 2020

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA