Graças a sua grande capacidade antioxidante e de neutralização dos radicais livres, os morangos são especialmente eficazes para evitar a arteriosclerose (depósito de colesterol nas paredes das artérias, com posterior endurecimento e estreitamento). Contribui para isso também, sua carência em gordura e em sódio, os dois principais inimigos da saúde arterial, assim como sua riqueza em potássio, um mineral que evita a hipertensão arterial.

O consumo habitual de morangos contribui para prevenir a arteriosclerose e evitar sua progressão. Não devem faltar na dieta dos que sofreram enfarte do miocárdio e padecem de angina do peito, assim como quando há falta de irrigação nas artérias cerebrais, ou nas dos membros inferiores.

Os morangos são diuréticos (aumentam a produção de urina) e facilitam a eliminação do ácido úrico com a urina devido ao seu efeito alcalinizante. Por isso são recomendados em caso de gota e artrite úrica.

Devido à sua riqueza em fibra vegetal de tipo solúvel, os morangos facilitam o trânsito intestinal. Os morangos descongestionam a circulação venosa no sistema portal (veias do ventre) e por isso são recomendáveis em caso de hemorróidas, ascite (líquido no abdômen) e afecções hepáticas como a hepatite crônica e a cirrose.

Fonte – O Poder Medicinal dos Alimentosarteriosclerose

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA