Aqueles que andam retamente entrarão na paz; acharão descanso na morte. Isaías 57:2

Em Isaías 57, o profeta apresenta a abençoada morte dos justos, Deus reprova os judeus pela sua idolatria e faz promessas aos penitentes.

A abençoada morte dos justos (V.1-2):
O justo perece, e ninguém pondera isso em seu coração; homens piedosos são tirados, e ninguém entende que os justos são tirados para serem poupados do mal. Aqueles que andam retamente entrarão na paz; acharão descanso na morte (a morte seria uma libertação de males maiores).
Condenação da idolatria (V.3-13):
Mas vocês, aproximem-se, filhos de adivinhas e feiticeiras, prole de adúlteros e de prostitutas! De quem vocês estão zombando (faziam pouco caso dos justos)? De quem fazem pouco caso? E para quem mostram a língua? Não são vocês uma ninhada de rebeldes, uma prole de mentirosos? Vocês ardem de desejo entre os carvalhos e debaixo de toda árvore frondosa; vocês sacrificam seus filhos nos vales e debaixo de penhascos salientes. Os ídolos entre as pedras lisas dos vales são a sua porção. Isso mesmo! Para eles você derramou ofertas de bebidas e apresentou ofertas de cereal (colunas de pedras na qual derramavam azeite). Poderei eu contentar-me com isso? Você fez o leito (adultério espiritual) numa colina alta e soberba; ali você subiu para oferecer sacrifícios.
Atrás de suas portas e dos seus batentes você pôs os seus símbolos pagãos. Ao me abandonar, você descobriu seu leito, subiu nele e o deixou escancarado; fez acordo com aqueles cujas camas você ama, seus ídolos detestáveis, e dos quais contemplou a nudez. Você foi até Moloque com azeite de oliva e multiplicou os seus perfumes. Enviou seus embaixadores a lugares distantes; você desceu ao fundo do poço! Você se cansou com todos os seus caminhos, mas não quis dizer: “Não há esperança!” Você recuperou as forças, e por isso não esmoreceu.
De quem você teve tanto medo e tremor, ao ponto de agir com falsidade para comigo, não se lembrar de mim e não ponderar isso em seu coração (fizeram alianças com a Assíria e o Egito)? Não será por que há muito estou calado que você não me teme? Sua retidão e sua justiça exporei, e elas não o beneficiarão. Quando você clamar por ajuda, que a sua coleção de ídolos o salve! O vento levará todos eles, um simples sopro os arrebatará. Mas o homem que faz de mim o seu refúgio receberá a terra por herança e possuirá o meu santo monte.
O perdão de Deus aos arrependidos (v.14-21):
E se dirá: “Preparem o caminho! Tirem os obstáculos, as rochas e as pedras (os ídolos) do caminho do meu povo”. Pois assim diz o Alto e Sublime, que vive para sempre, e cujo nome é santo: Habito num lugar alto e santo, mas habito também com o contrito e humilde de espírito, para dar novo ânimo ao espírito do humilde e novo alento ao coração arrependido. Não farei litígio, não lutarei para sempre, nem permanecerei irado, porque, senão, o espírito do homem esmoreceria diante de mim, bem como o sopro do homem que eu criei!
Por causa da sua cobiça perversa fiquei indignado e o feri (permitiu que fossem para o cativeiro); fiquei irado e escondi o meu rosto. Mas ele continuou extraviado, seguindo os caminhos que escolheu. Eu vi os seus caminhos, mas vou curá-lo; eu o guiarei e tornarei a dar-lhe consolo, criando louvor nos lábios dos pranteadores de Israel. Que todos tenham muita paz (as boas novas da salvação), aos que estão longe e aos de perto”, diz o Senhor. “Quanto a ele, eu o curarei”. Mas os ímpios são como o mar agitado, incapaz de sossegar e cujas águas expelem lama e lodo. “Para os ímpios não há paz”, diz o meu Deus.

A paz é o fruto da justiça. Entre as obras da carne, estão: ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensão, facções (Gálatas 5:20), ao passo que amor, alegria e paz estão entre os frutos do Espírito (Gálatas 5:22-23). Os perversos não podem esperar paz de espírito nem tranquilidade. Somente a justiça interior (Cristo em nosso coração) pode produzir paz exterior.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA