“Recentemente minha avó foi hospitalizada com desidratação”, relata um leitor. “Especificamente, quais são os riscos? Quanto de líquido devemos ingerir para evitar a desidratação”.

Nós fomos criados de modo assombrosamente maravilhoso, e o Criador nos planejou com sistemas incríveis para controlar a temperatura do corpo, o equilíbrio de fluidos e o ambiente com o pH ideal (ácido alcalino) para otimizar as funções. O cérebro, os rins e as grandes artérias que monitoram a concentração de sangue e a pressão contêm células especializadas que estimulam a sede e modificam a eliminação urinária de acordo com a necessidade. Esses mecanismos ajudam a garantir o consumo adequado de água para manter o bom funcionamento do corpo e da mente.

A desidratação é um risco para todos, porém os mais jovens e os idosos são especialmente vulneráveis quando sofrem episódios de vômito, diarreia e febre. No caso dos idosos, isso é agravado por medicamentos (diuréticos) e por comorbidades. O risco para todas as faixa etárias aumenta no clima quente e úmido, especialmente com o exercício. Uma complicação perigosa pode ser provocada por exposição prolongada ao calor, devido à luz solar ou aos lugares fechados, sem ventilação e expostos diretamente ao sol (como carros estacionados e prédios com pouco fluxo de ar).

Os sintomas da desidratação incluem sede, boca seca, tontura, fadiga, confusão, irritabilidade e dor de cabeça. Como prevenção, beba bastante líquido e aumente a quantidade ao se exercitar ou se estiver exposto ao calor do sol; programe as atividades ao ar livre para os horários mais frescos do dia, como pela manhã ou no fim da tarde e começo da noite; quando praticar exercícios e treinos físicos rigorosos, use bebidas apropriadas para o esporte a fim de ajudar a manter os eletrólitos (como sódio e potássio).

Quanto de água devemos beber por dia? Depende do calor, do nível de umidade e da nossa atividade. Em um ambiente com temperatura temperada e atividade sedentária, recomendamos 2,7 litros para mulheres e 3,7 litros para os homens. Esse é um alvo realístico. Se a sua dieta for rica em frutas frescas e vegetais, vai contribuir com hidratação adicional. Com o aumento de exercício, temperatura ambiente e umidade, o consumo de água também deve aumentar.

Nossa sede está perfeitamente regulada para evitar que bebamos muito líquido. Ela é anulada em casos muito raros, geralmente associados a estados patológicos. Nunca ignore o maravilhoso mecanismo da sede incuído em nosso sistema nervoso. Quando estiver com sede, beba, de preferência, água. Refrigerantes e bebidas adoçadas contam como consumo de fluidos, mas não são escolhas saudáveis.

É interessante e importante notar que o álcool é desidratante (provoca perda de fluidos por meio do efeito diurético), adicionando mais efeitos negativos ao seu uso e confirmando que não há um nível seguro de ingestão de álcool.

Um modo muito útil de avaliar se a nossa ingestão de líquidos está adequada é observar a cor da urina. Ela deve ser próxima à cor de água, clara ou amarelo-clara. Quanto mais desidratados ficarmos, mais escura será a urina. Alguns alimentos (como a beterraba), suplementos vitamínicos e medicamentos podem descolorir ou mudar a cor da urina mas geralmente a cor mais clara é melhor. Viva a vida ao máximo, beba muita água vivificante e beba todos os dias da Água da Vida (João 4)!

Peter Landless (cardiologista) e Zeno L. Charles-Marcel (clínico geral). Revista Adventista 10/2022.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA