A ora-pro-nóbis é considerada uma planta comum de se ver em quintais e, apesar de ser comestível, seu consumo ainda não é convencional. As folhas possuem elevado teor de fibras e proteínas, sendo ricas em minerais (ferro, cálcio, zinco e magnésio). Os estudos científicos dizem que ela é uma planta medicinal, possui notável potencial para sua aplicação na prevenção e tratamento de condições relacionadas a deficiências nutricionais, em especial na deficiência de proteínas.

De acordo com o Ministério da Saúde, alimentar-se adequadamente aumenta a imunidade e pode prevenir doenças. Cerca de 30 milhões e brasileiros optaram por deixar a carne longe de seu cardápio, dando preferência ao maior consumo de hortaliças. A nutricionista Joice Swarowsky confessa que muitos pacientes vegetarianos a procuram por conta da deficiência de vitamina B12, mas também pela insegurança quanto à quantidade de proteína que estão ingerindo.

Por incrível que pareça, a ora-pro-nóbis é ainda melhor em comparação com a carne no teor proteico.

A cada 100 g de ora-pro-nóbis, pelo menos 20 g são de proteina, o que representa o dobro da quinoa. Esse valor corresponde a aproximadamente uma dose de whey protein ou a dois ovos. Apesar disse, a conversão de proteína de um produto vegetal não é tão simples em comparação com a carne; por isso, é importante procurar um nutricionista e complementar sua alimentação com outras fontes de proteínas.

Um estudo publicado na Revista Saber Científico conta que foram colhidas amostras de folhas frescas com aspectos normais de ora-pro-nóbis. Elas fora enviadas para o SENAI Laboratório físico-químico de alimentos de MS para verificar o índice de proteína das folhas frescas.

Na análise química das folhas, foram encontrados 4,87% de proteína em 100 g. Em hortaliças convencionais, o valor nutricional varia de acordo com a parte da planta, mas em geral apresentam de 1 a 3% de proteínas. Estudos destacam o alto teor proteico, alta fração proteica digestível, presença de aminoácidos essenciais e proporcionalidade adequada entre eles.

Em resumo, a planta tem maior valor proteico que a carne animal e comparada a vegetais convencionais, como o espinafre, pode apresentar até 34 vezes mais cálcio e 29 vezes mais magnésio. Revista Vida e Saúde, 06/2022, p.5

Eu tenho um pé de ora-pro-nobís em meu quintal, e costumo colher algumas folhas (umas 10 a 12), picá-la e comer na salada.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA