Se alguém quer vir após Mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-Me. Lucas 9:23

Disse Jesus: “Se alguém quer vir após Mim, a si mesmo se negue.” Às vezes lemos este trecho de maneira diferente: Neguem isto ou aquilo, este ou aquele hábito, prática ou coisa. Eu costumava pensar que a cruz era obrigar-me a não fazer algo que eu realmente gostava de fazer. Tenho ouvido outros dizerem a mesma coisa. “Minha cruz é renunciar à dança. Não posso dançar mais. Quisera poder fazê-lo, mas esta é minha cruz.” Não é isso o que Jesus está dizendo. Não! A cruz é negar-se a si mesmo, diariamente e segui-Lo.

Deus pede a entrega de nós mesmos, a nossa renúncia. É por isso que a má compreensão da entrega frequentemente conduz à evasão ou substituição da que é genuína. Se sou suficientemente forte e tenho suficiente fibra e força de vontade para abandonar isso ou aquilo, posso ser induzido a pensar que renunciei a mim mesmo. A verdade é que posso ter feito exatamente o contrário. Se penso que posso deixar de fumar, e sou bem sucedido em abandonar esse hábito por mim mesmo, sem o poder de Deus, talvez tenha criado a atmosfera em que encontrarei minha própria condenação. Por que? Poderei viver mais tempo sem sofrer de câncer do pulmão, mas durante esse tempo, atribuirei glória, honra e louvor a mim mesmo pelo fato de haver realizado isso com muito êxito, e certamente desejarei receber alguma recompensa por minha consecução pessoal.

Será que isso é possível? A verdade é que separado de Jesus só posso renunciar exteriormente ao hábito de fumar, beber ou dançar. Por dentro continuo sendo a mesma pessoa de antes. A cruz não consiste em recusar fazer algo que gostaríamos de fazer. É negar a nós mesmos.

Quantas vezes deve ser tomada essa cruz? Uma só vez, no começo da experiência cristã? Não! Devemos tomá-la diariamente. Notai o seguinte: “A genuína conversão é necessária, não uma vez em alguns anos, mas diariamente. Esta conversão conduz o homem a uma nova relação com Deus. As velhas coisas, suas paixões naturais e tendências hereditárias e cultivadas para o mal se dissipam, e ele é renovado e santificado. Mas essa obra deve ser contínua… Nenhum coração renovado pode manter-se num estado de dulçor sem a aplicação diária do sal da Palavra. A graça divina precisa ser recebida diariamente, senão nenhum homem permanecerá convertido.” EGWhite, R&H, 14/9.1897 – Morris Venden, MM 1981, p.87

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA