Leram no livro, na Lei de Deus, claramente, dando explicações, de maneira que entendessem o que se lia. – Neemias 8:8

Em Neemias 8, no mês de outubro, quando os israelitas já haviam se estabelecido em suas cidades, todo o povo se reuniu e pediu ao escriba Esdras, que lesse o livro da Lei de Moisés. Ele trouxe o livro da Lei perante a congregação na praça e o leu desde a alva até ao meio-dia, para todos que tinham condições de entender, e todos ouviram atentos (v.1-3).

Esdras abriu o livro da Lei à vista do povo, e todos se puseram em pé. Ele bendisse ao SENHOR, e todos responderam: Amém! E, levantando as mãos; inclinaram-se e adoraram o SENHOR, com o rosto em terra. Quanta reverência diante de Deus, quanto interesse pelo aprendizado da Palavra de Deus. Os levitas ensinavam o povo na Lei; e o povo estava no seu lugar, e não se levantavam para ir no banheiro, ou para beber água, ou para responder as mensagens que chegavam. Liam o Livro da Lei de Deus, explicando com clareza o significado do que era lido e ajudavam o povo a entender cada passagem (v.4-8).

Neemias, Esdras e os levitas que ensinavam o povo lhes disseram: “Aquietem-se! Não fiquem tristes! Hoje é um dia santo”. Porque o povo chorava enquanto ouviam as palavras da Lei. Reconheciam seus erros, e choravam pelas suas transgressões. Então o povo saiu para comer e beber numa refeição festiva, para repartir o alimento e celebrar com grande alegria, pois tinham ouvido e entendido as palavras de Deus (v.9-12).

A reunião continuou por mais alguns dias com a Festa dos Tabernáculos, que não era comemorada desde os dias de Josué, e houve mui grande alegria. E Esdras leu no Livro da Lei de Deus, desde o primeiro dia até ao último (v.13-18).

Que bom seria se todos os nossos irmãos tivessem o mesmo interesse por ouvir e praticar a Palavra de Deus.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA